Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CARNEIRO, MAURÍCIO BARBOSA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | OLANDA, ELSON RODRIGUES | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-29T20:45:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-29T20:45:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://drive.google.com/open?id=1h0SZQdtb2hcoIcsyfRFqvTG2rjCVyEzc | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561378 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O lugar, categoria de análise do espaço geográfico, apresenta diversas possibilidades para o entendimento das contradições e semelhanças que nele se concretiza. O ensino de geografia pode se vincular a essas contradições e semelhanças e fornecer os elementos básicos para que, ao compreender suas realidades, possa nelas atuar. Consideramos que a cidade como espaço da experiência, da afetividade, da solidariedade, do coletivo, da espacialidade dos sujeitos deve ser valorizada para a construção dos conhecimentos no ensino de geografia por meio da categoria lugar. Nesse sentido, essa investigação científica teve por objetivo analisar a construção de conhecimentos em Geografia por meio da categoria lugar por professores e estudantes do 5º e 6º ano do Ensino Fundamental em Formosa-Goiás. A metodologia utilizada foi de base qualitativa, a partir dos seguintes procedimentos: pesquisa bibliográfica com o intuito de aprofundar o tema em questão; análise documental do Projeto Político-Pedagógico das escolas municipais Auta Vidal e Franklin Graham, entrevistas semiestruturadas com o intuito de conhecer o desenrolar das ações docentes. Aos estudantes ainda foram aplicados questionários. Percebeu-se, por meio das análises dos documentos e das entrevistas, que há muitos obstáculos a ser superados para que o ensino dessa disciplina se torne significativo, pois os resultados atestaram que o processo de aprender/ensinar Geografia, nas escolas pesquisadas, negligencia a categoria lugar como instância mediadora na construção dos conhecimentos geográficos, e que os estudantes pouco estabelecem relação com o seu cotidiano, o que interfere na formação para a cidadania. A partir dos resultados que foram construídos por esta pesquisa e através das rodas de conversas feitas com estudantes e professores para definir as temáticas a serem abordadas, estabeleceu-se como princípio para construção do produto educacional a criação de um blogue educacional para discutir práticas pedagógicas, tendo em vista a necessidade de se considerar o lugar no ensino da Geografia e assim possibilitar que o conhecimento geográfico seja construído de forma significativa por professores e estudantes. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Lugar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Espaço vivido | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Geografia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formosa | pt_BR |
Título: dc.title | DAS RODAS DE CONVERSAS AO BLOGUE COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons