DAS RODAS DE CONVERSAS AO BLOGUE COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCARNEIRO, MAURÍCIO BARBOSA-
Autor(es): dc.contributor.authorOLANDA, ELSON RODRIGUES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-29T20:45:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-29T20:45:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://drive.google.com/open?id=1h0SZQdtb2hcoIcsyfRFqvTG2rjCVyEzc-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561378-
Resumo: dc.description.abstractO lugar, categoria de análise do espaço geográfico, apresenta diversas possibilidades para o entendimento das contradições e semelhanças que nele se concretiza. O ensino de geografia pode se vincular a essas contradições e semelhanças e fornecer os elementos básicos para que, ao compreender suas realidades, possa nelas atuar. Consideramos que a cidade como espaço da experiência, da afetividade, da solidariedade, do coletivo, da espacialidade dos sujeitos deve ser valorizada para a construção dos conhecimentos no ensino de geografia por meio da categoria lugar. Nesse sentido, essa investigação científica teve por objetivo analisar a construção de conhecimentos em Geografia por meio da categoria lugar por professores e estudantes do 5º e 6º ano do Ensino Fundamental em Formosa-Goiás. A metodologia utilizada foi de base qualitativa, a partir dos seguintes procedimentos: pesquisa bibliográfica com o intuito de aprofundar o tema em questão; análise documental do Projeto Político-Pedagógico das escolas municipais Auta Vidal e Franklin Graham, entrevistas semiestruturadas com o intuito de conhecer o desenrolar das ações docentes. Aos estudantes ainda foram aplicados questionários. Percebeu-se, por meio das análises dos documentos e das entrevistas, que há muitos obstáculos a ser superados para que o ensino dessa disciplina se torne significativo, pois os resultados atestaram que o processo de aprender/ensinar Geografia, nas escolas pesquisadas, negligencia a categoria lugar como instância mediadora na construção dos conhecimentos geográficos, e que os estudantes pouco estabelecem relação com o seu cotidiano, o que interfere na formação para a cidadania. A partir dos resultados que foram construídos por esta pesquisa e através das rodas de conversas feitas com estudantes e professores para definir as temáticas a serem abordadas, estabeleceu-se como princípio para construção do produto educacional a criação de um blogue educacional para discutir práticas pedagógicas, tendo em vista a necessidade de se considerar o lugar no ensino da Geografia e assim possibilitar que o conhecimento geográfico seja construído de forma significativa por professores e estudantes.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLugarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEspaço vividopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeografiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormosapt_BR
Título: dc.titleDAS RODAS DE CONVERSAS AO BLOGUE COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeaula digitalpt_BR
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