Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Régisson da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | THIENGO, Edmar Reis | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-29T14:49:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-29T14:49:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | Livro Digital | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561375 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Sabemos que poucos temas despertam tantas reações passionais e tanta repulsa da população quanto o fato ou a possibilidade de um adulto praticar sexo com uma criança. Todos os dias surgem novas revelações sobre abuso sexual em crianças (ASC). Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), a cada 15 segundos uma criança é abusada no mundo. No Brasil, este tempo aumenta para a cada 8 minutos. Diante dessa estatística, muitos pais temem pela segurança dos filhos, mas não estão preparados de maneira adequada para reconhecer os sinais precoces do ASC ou para tomar alguma atitude para protegê-los de maneira mais eficaz. Este guia de orientação é fruto de um Ciclo de Palestras sobre abuso sexual em crianças desenvolvido junto a Secretaria de Educação do município de Cariacica, e foi elaborado com base nos debates e dúvidas mais marcantes ocorridos durantes os encontros. Ele tem representa uma ferramenta crítica, instrutiva, informativa e ao mesmo tempo protetiva que busca quebrar os tabus relacionados ao abuso sexual infantil respondendo indagações, que foram levantadas nos encontros e que podem ser dúvidas de diversos outros educadores. Por meio de uma linguagem clara e acessível, trazemos algumas das discussões das palestras, pesquisas científicas e das leis, para o plano racional, no sentido de orientar aos educadores em geral, não permitindo que o silêncio imposto pelos abusadores às crianças, seja vencido pela negligência e que a rede de proteção em favor das crianças e adolescentes seja assim, cada vez mais fortalecida. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7.192kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Abuso sexual em crianças | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sala de aula | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Desempenho escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
Título: dc.title | ABUSO SEXUAL INFANTIL: GUIA DE ORIENTAÇÃO AO PROFESSOR | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons