LITERATURA INFANTIL E ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: INTERAÇÃO PARA (RE)SIGNIFICAR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNASCIMENTO, Ludmyla Sathler Aguiar do-
Autor(es): dc.contributor.authorTHIENGO, Edmar Reis-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-29T12:48:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-29T12:48:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-12-03-
identificador: dc.identifier.otherLivro Didático Digitalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561374-
Resumo: dc.description.abstractNossa proposta de trabalho aqui descrita tem o intuito de evidenciar o quanto a Literatura Infantil e a Alfabetização Matemática podem caminhar juntas para significar e/ou (re)significar o universo infantil nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Este material foi construído durante nossa pesquisa de Mestrado numa EMEF do município de Vitória, onde trabalhamos com crianças surdas na sala de recurso e com elas na sala de aula regular e demais professores. Durante todo o período da pesquisa na EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) de Vitória – ES, vivemos momentos de troca e grande aprendizado com as crianças envolvidas em nossa proposta. A experiência de vida dessas crianças acrescentou em mim um olhar mais ampliado a respeito da educação de surdos, mais humanizado em relação às diferenças e à escolarização dessas crianças. O material aqui apresentado é fruto de nossa pesquisa de mestrado e observamos, durante o processo de construção , que este material – Produto Final - pode e deve ser ofertado a todas as crianças, independentemente de serem surdas ou ouvintes. Vivenciamos que o que chama a atenção de uma criança surda também desperta interesse em todas as outras, todavia, em muitos momentos, nas atividades desenvolvidas com as crianças surdas, além da presença do professor bilíngue, é necessário introduzir alguns conceitos que elas ainda não internalizaram de modo claro, uma vez que, nas crianças acompanhadas em nossa pesquisa, a aquisição da língua materna (LIBRAS) foi tardia. Escolhemos, por isso, a Literatura Infantil para ser um dos elementos de interação, pois não há criança neste mundo que não se delicie ouvindo uma história, seja contada oralmente, em libras, em vídeo ou em gravuras, ampliando os diversos domínios da linguagem e o conhecimento global. Histórias sempre possibilitam estar além, em um universo que pode, por meio lúdico, tomar as formas e as cores que cada crianças quiser. O material está dividido em capítulos e cada um deles faz alusão a um livro de literatura infantil e apresenta propostas de atividades.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4.925kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação de surdospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática e inclusãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstudos da linguagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConstrução de sentidopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação públicapt_BR
Título: dc.titleLITERATURA INFANTIL E ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: INTERAÇÃO PARA (RE)SIGNIFICARpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de matemática, educação inclusivapt_BR
Aparece nas coleções:Área de Ensino-PG CAPES


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons