Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | NASCIMENTO, Ludmyla Sathler Aguiar do | - |
Autor(es): dc.contributor.author | THIENGO, Edmar Reis | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-29T12:48:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-29T12:48:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-12-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | Livro Didático Digital | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561374 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Nossa proposta de trabalho aqui descrita tem o intuito de evidenciar o quanto a Literatura Infantil e a Alfabetização Matemática podem caminhar juntas para significar e/ou (re)significar o universo infantil nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Este material foi construído durante nossa pesquisa de Mestrado numa EMEF do município de Vitória, onde trabalhamos com crianças surdas na sala de recurso e com elas na sala de aula regular e demais professores. Durante todo o período da pesquisa na EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) de Vitória – ES, vivemos momentos de troca e grande aprendizado com as crianças envolvidas em nossa proposta. A experiência de vida dessas crianças acrescentou em mim um olhar mais ampliado a respeito da educação de surdos, mais humanizado em relação às diferenças e à escolarização dessas crianças. O material aqui apresentado é fruto de nossa pesquisa de mestrado e observamos, durante o processo de construção , que este material – Produto Final - pode e deve ser ofertado a todas as crianças, independentemente de serem surdas ou ouvintes. Vivenciamos que o que chama a atenção de uma criança surda também desperta interesse em todas as outras, todavia, em muitos momentos, nas atividades desenvolvidas com as crianças surdas, além da presença do professor bilíngue, é necessário introduzir alguns conceitos que elas ainda não internalizaram de modo claro, uma vez que, nas crianças acompanhadas em nossa pesquisa, a aquisição da língua materna (LIBRAS) foi tardia. Escolhemos, por isso, a Literatura Infantil para ser um dos elementos de interação, pois não há criança neste mundo que não se delicie ouvindo uma história, seja contada oralmente, em libras, em vídeo ou em gravuras, ampliando os diversos domínios da linguagem e o conhecimento global. Histórias sempre possibilitam estar além, em um universo que pode, por meio lúdico, tomar as formas e as cores que cada crianças quiser. O material está dividido em capítulos e cada um deles faz alusão a um livro de literatura infantil e apresenta propostas de atividades. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4.925kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de surdos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática e inclusão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estudos da linguagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Construção de sentido | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação pública | pt_BR |
Título: dc.title | LITERATURA INFANTIL E ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: INTERAÇÃO PARA (RE)SIGNIFICAR | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de matemática, educação inclusiva | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons