COMPRIMENTOS E ÁREAS COM O SOFTWARE SKETCHUP

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Rafael Barbosa da-
Autor(es): dc.contributor.authorSONDERMANN, Danielli Veiga Carneiro-
Autor(es): dc.contributor.authorNOBRE, Isaura Alcina Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-29T11:57:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-29T11:57:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-09-
identificador: dc.identifier.otherLivro Digitalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561373-
Resumo: dc.description.abstractO Guia Didático ‘comprimentos e áreas com o software sketchup’ é proposto a você que deseja junto conosco inovar e promover um ensino de Matemática mais prazeroso e com o intuito de mostrar a praticidade da Matemática no cotidiano e, com isso, promover aulas interativas e dialógicas, que almeja formar cidadãos reflexivos em relação ao uso da matemática, tendo em vista a formação para a cidadania e pela cidadania. Este guia-didático é fruto de um projeto de pesquisa de mestrado intitulado ‘comprimentos e áreas com o uso do software sketchup: uma proposta de sequência didática’ realizada no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Cefor - Instituto Federal do Espírito Santo. Neste projeto, conseguiu-se analisar o processo de construção do conhecimento dos conteúdos de comprimentos e áreas na ótica da educação matemática e das representações semióticas; no qual foi proposta uma sequência didática na elaboração via sketchup do setor de recreação de uma escola particular de Vitória-ES. Foi analisado a percepção e a construção do conhecimento dos alunos a partir da sequência didática proposta envolvendo o uso do software sketchup e os processos de mediação realizados. Com isso, conseguiu-se responder a hipótese de pesquisa, ou seja, por meio de uma abordagem computacional a partir de uma proposta de sequência didática e fazendo uso do software educacional sketchup, os sujeitos da pesquisa conseguiram vislumbrar novas possibilidades de aplicação prática dos conteúdos de comprimentos e áreas estudados em sala de aula. Buscamos, por meio da elaboração e aplicação de uma sequência didática, que abarca os pressupostos da Teoria dos Registros de Representações Semióticas e com o uso do software sketchup, apresentar possíveis alternativas ao ensino Comprimentos e Áreas para o oitavo ano do ensino fundamental II. E como fruto da pesquisa, temos como proposta este produto educacional um guia didático voltado para o estudo de comprimentos e áreas com o uso do software sketchup, direcionado para professores, contendo: uma proposta de sequência didática, uma proposta de avaliação diagnóstica, uma proposta de avaliação somativa e um conjunto de perguntas norteadoras para a produção de mapas conceituais com vistas a avaliar os conhecimentos prévios e posteriores dos educandos. Para melhor orientação do professor que irá utilizar o guia, tivemos o cuidado de contar um pouco de como foi o projeto pedagógico executado durante a pesquisa, para que, assim, ele possa melhor direcionar suas aulas durante a aplicação do guia didático. O guia é direcionado a professores dos anos finais do ensino fundamental II que desejam aprofundar e explorar o assunto de comprimentos e áreas, isso, aliada a uma ferramenta tecnológica. Portanto, o Guia Didático tem o intuito de auxiliar o profissional em sala de aula, sendo assim, um instrumento facilitador do uso e dos resultados esperados do aprendizado.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.379kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectComprimentos e áreaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias Educacionaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRepresentações semióticaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSketchuppt_BR
Título: dc.titleCOMPRIMENTOS E ÁREAS COM O SOFTWARE SKETCHUPpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de matemática, informática na educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons