Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Rafael Barbosa da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SONDERMANN, Danielli Veiga Carneiro | - |
Autor(es): dc.contributor.author | NOBRE, Isaura Alcina Martins | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-29T11:57:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-29T11:57:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | Livro Digital | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561373 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Guia Didático ‘comprimentos e áreas com o software sketchup’ é proposto a você que deseja junto conosco inovar e promover um ensino de Matemática mais prazeroso e com o intuito de mostrar a praticidade da Matemática no cotidiano e, com isso, promover aulas interativas e dialógicas, que almeja formar cidadãos reflexivos em relação ao uso da matemática, tendo em vista a formação para a cidadania e pela cidadania. Este guia-didático é fruto de um projeto de pesquisa de mestrado intitulado ‘comprimentos e áreas com o uso do software sketchup: uma proposta de sequência didática’ realizada no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Cefor - Instituto Federal do Espírito Santo. Neste projeto, conseguiu-se analisar o processo de construção do conhecimento dos conteúdos de comprimentos e áreas na ótica da educação matemática e das representações semióticas; no qual foi proposta uma sequência didática na elaboração via sketchup do setor de recreação de uma escola particular de Vitória-ES. Foi analisado a percepção e a construção do conhecimento dos alunos a partir da sequência didática proposta envolvendo o uso do software sketchup e os processos de mediação realizados. Com isso, conseguiu-se responder a hipótese de pesquisa, ou seja, por meio de uma abordagem computacional a partir de uma proposta de sequência didática e fazendo uso do software educacional sketchup, os sujeitos da pesquisa conseguiram vislumbrar novas possibilidades de aplicação prática dos conteúdos de comprimentos e áreas estudados em sala de aula. Buscamos, por meio da elaboração e aplicação de uma sequência didática, que abarca os pressupostos da Teoria dos Registros de Representações Semióticas e com o uso do software sketchup, apresentar possíveis alternativas ao ensino Comprimentos e Áreas para o oitavo ano do ensino fundamental II. E como fruto da pesquisa, temos como proposta este produto educacional um guia didático voltado para o estudo de comprimentos e áreas com o uso do software sketchup, direcionado para professores, contendo: uma proposta de sequência didática, uma proposta de avaliação diagnóstica, uma proposta de avaliação somativa e um conjunto de perguntas norteadoras para a produção de mapas conceituais com vistas a avaliar os conhecimentos prévios e posteriores dos educandos. Para melhor orientação do professor que irá utilizar o guia, tivemos o cuidado de contar um pouco de como foi o projeto pedagógico executado durante a pesquisa, para que, assim, ele possa melhor direcionar suas aulas durante a aplicação do guia didático. O guia é direcionado a professores dos anos finais do ensino fundamental II que desejam aprofundar e explorar o assunto de comprimentos e áreas, isso, aliada a uma ferramenta tecnológica. Portanto, o Guia Didático tem o intuito de auxiliar o profissional em sala de aula, sendo assim, um instrumento facilitador do uso e dos resultados esperados do aprendizado. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.379kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Comprimentos e áreas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias Educacionais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Representações semióticas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sketchup | pt_BR |
Título: dc.title | COMPRIMENTOS E ÁREAS COM O SOFTWARE SKETCHUP | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de matemática, informática na educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons