Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Melo Zarzicki, Danieli | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Frizon Auler, Neiva Maria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-27T03:02:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-27T03:02:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | PROPOSTA DE COMPONENTE CURRICULAR: Aprofundamento das temáticas Currículo Integrado e Educação Profissional e Tecnológica no itinerário formativo das licenciaturas do IFFar | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561355 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente produto educacional constitui-se como uma exigência para conclusão do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica em rede (PROFEPT), e está inserido dentro da Linha de Práticas Educativas. A proposta surgiu a partir dos resultados de uma pesquisa vinculada a dissertação de mestrado junto ao programa PROFEPT, do polo do Campus Jaguari, do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), cujo título foi “Atuação profissional de egressos dos cursos de licenciatura do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) Campus Alegrete”. A referida pesquisa teve como objetivo geral analisar a contribuição destes cursos na formação docente identificando as possíveis fragilidades formativas. Os resultados da referida pesquisa apontaram algumas lacunas quanto ao itinerário formativo nos cursos de formação de professores do IFFar (especificamente os cursos de Matemática, Ciências Biológicas e Química). Uma das fragilidades apontadas refere-se ao distanciamento existente entre a matriz curricular/práticas educativas dos cursos de licenciatura do IFFar Campus Alegrete e os princípios da EPT, principalmente quando se trata do currículo integrado. Considerando que os IFs são instituições voltadas para a oferta dessa modalidade de ensino, fazem-se necessárias pesquisas e trabalhos que busquem aprofundar o estudo dos currículos destes cursos, para que possam contribuir para a concretização da Educação Profissional e Tecnológica no percurso formativo das licenciaturas dessas instituições. Ainda, conforme os resultados da pesquisa mencionada, constata-se desconhecimento teórico tanto em questões que envolvem Currículo Integrado, quanto aquelas relacionadas a Educação Profissional e Tecnológica Nesse sentido, os resultados da referida pesquisa direcionam para a ampliação na formação ou a formação continuada que possibilitem suprir fragilidades apontadas, além de representar uma oportunidade para atualização na carreira docente, bem como permite aproximar o futuro docente das discussões que lhes são interessantes ou ainda necessárias para sua atuação. Nesse sentido, a presente proposta também foi pensada para atender aqueles e aquelas que gostariam de retomar seu contato com a Educação Profissional e Tecnológica e Currículo Integrado ou mesmo tomar conhecimento pela primeira vez a respeito destes conceitos. Assim, o presente roteiro visa orientar o desenvolvimento dessas atividades formativas que busquem aproximar e articular o itinerário formativos dos cursos de licenciaturas do IFFar com a temática do currículo integrado e educação profissional e tecnológica. A proposição desse componente curricular poderá, conforme necessidade, ser adequado e adaptado para ser um curso de formação continuada de curta duração, uma disciplina obrigatória e/ou eletiva. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 3,25 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Proposta Componente Curricular; Licenciaturas IFFar; Currículo Integrado; Educação Profissional e Tecnológica; PROFEPT | - |
Título: dc.title | Proposta de Componente Curricular: Aprofundamento das temáticas Currículo Integrado e Educação Profissional e Tecnológica no itinerário formativo das licenciaturas do IFFar | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | PROFEPT | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | PRODUTO EDUCACIONAL | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO EDUCACIONAL - PROFEPT.pdf | 9,85 MB | /bitstream/capes/561355/2/PRODUTO EDUCACIONAL - PROFEPT.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons