
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | BORGES, THÂMARA NAYARA ALVES PEREIRA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | VREESWIJK, ANNA MARIA DIAS | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-26T20:33:24Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-26T20:33:24Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-11-28 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://drive.google.com/open?id=1uKkCbAv9dDTeqwucee69KdvkDi204Ygp | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561354 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A temática desta pesquisa é o racismo no espaço escolar da modalidade de Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Entendemos que este tema está relacionado com a própria história da EJA e de seus sujeitos, tal como afirma Gomes (2005). Desenvolve-se em uma escola municipal de Goiânia, na qual foram aplicados questionários para alunos e professores da EJA e foi observada a rotina escolar e as aulas, a fim de satisfazer os objetivos da pesquisa. Esses são: identificar e compreender a concepção teórica e a ação prática dos professores na temática do racismo; analisar a presença ou não do racismo nas relações sociais escolares; identificar o ensino de relações étnico-raciais na escola e relacionar o racismo ao ensino de História. Por se tratar de um estudo teórico-prático, a metodologia é a pesquisa bibliográfica e a pesquisa ação. Realizando um estudo teórico sobre o objeto de investigação, o racismo e a delimitação do racismo na Educação de Jovens e Adultos. Os principais teóricos utilizados são Gomes (2007), Munanga (2005) e Shwarcz (1996, 2001, 2011 e 2012). Os questionários foram analisados qualitativamente, interpretando o significado das respostas fornecidas pelos participantes, bem como o sentido das falas dos entrevistados e relacionando-as assim que possível com a bibliografia estudada. A partir disso, foi elaborada, como produto educacional, uma sequência didática com base nas atividades anteriores e com as necessidades dos professores e alunos, buscando uma maior adequação à temática racial e ao público da EJA. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
| Título: dc.title | SEQUÊNCIA DIDÁTICA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Ensino | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons