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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BORGES, THÂMARA NAYARA ALVES PEREIRA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | VREESWIJK, ANNA MARIA DIAS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-26T20:33:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-26T20:33:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-11-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://drive.google.com/open?id=1uKkCbAv9dDTeqwucee69KdvkDi204Ygp | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561354 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A temática desta pesquisa é o racismo no espaço escolar da modalidade de Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Entendemos que este tema está relacionado com a própria história da EJA e de seus sujeitos, tal como afirma Gomes (2005). Desenvolve-se em uma escola municipal de Goiânia, na qual foram aplicados questionários para alunos e professores da EJA e foi observada a rotina escolar e as aulas, a fim de satisfazer os objetivos da pesquisa. Esses são: identificar e compreender a concepção teórica e a ação prática dos professores na temática do racismo; analisar a presença ou não do racismo nas relações sociais escolares; identificar o ensino de relações étnico-raciais na escola e relacionar o racismo ao ensino de História. Por se tratar de um estudo teórico-prático, a metodologia é a pesquisa bibliográfica e a pesquisa ação. Realizando um estudo teórico sobre o objeto de investigação, o racismo e a delimitação do racismo na Educação de Jovens e Adultos. Os principais teóricos utilizados são Gomes (2007), Munanga (2005) e Shwarcz (1996, 2001, 2011 e 2012). Os questionários foram analisados qualitativamente, interpretando o significado das respostas fornecidas pelos participantes, bem como o sentido das falas dos entrevistados e relacionando-as assim que possível com a bibliografia estudada. A partir disso, foi elaborada, como produto educacional, uma sequência didática com base nas atividades anteriores e com as necessidades dos professores e alunos, buscando uma maior adequação à temática racial e ao público da EJA. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Título: dc.title | SEQUÊNCIA DIDÁTICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
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