SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBORGES, THÂMARA NAYARA ALVES PEREIRA-
Autor(es): dc.contributor.authorVREESWIJK, ANNA MARIA DIAS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-26T20:33:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-26T20:33:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://drive.google.com/open?id=1uKkCbAv9dDTeqwucee69KdvkDi204Ygp-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561354-
Resumo: dc.description.abstractA temática desta pesquisa é o racismo no espaço escolar da modalidade de Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Entendemos que este tema está relacionado com a própria história da EJA e de seus sujeitos, tal como afirma Gomes (2005). Desenvolve-se em uma escola municipal de Goiânia, na qual foram aplicados questionários para alunos e professores da EJA e foi observada a rotina escolar e as aulas, a fim de satisfazer os objetivos da pesquisa. Esses são: identificar e compreender a concepção teórica e a ação prática dos professores na temática do racismo; analisar a presença ou não do racismo nas relações sociais escolares; identificar o ensino de relações étnico-raciais na escola e relacionar o racismo ao ensino de História. Por se tratar de um estudo teórico-prático, a metodologia é a pesquisa bibliográfica e a pesquisa ação. Realizando um estudo teórico sobre o objeto de investigação, o racismo e a delimitação do racismo na Educação de Jovens e Adultos. Os principais teóricos utilizados são Gomes (2007), Munanga (2005) e Shwarcz (1996, 2001, 2011 e 2012). Os questionários foram analisados qualitativamente, interpretando o significado das respostas fornecidas pelos participantes, bem como o sentido das falas dos entrevistados e relacionando-as assim que possível com a bibliografia estudada. A partir disso, foi elaborada, como produto educacional, uma sequência didática com base nas atividades anteriores e com as necessidades dos professores e alunos, buscando uma maior adequação à temática racial e ao público da EJA.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Título: dc.titleSEQUÊNCIA DIDÁTICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons