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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, TATIANNE SILVA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | VREESWIJK, ANNA MARIA DIAS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-26T20:24:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-26T20:24:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://drive.google.com/open?id=1wpPgFxNYOB7gGjSwzkB4gD5a12GTLk-y | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561353 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Apesar dos avanços dos dispositivos legais que carreiam o imperativo de uma mudança estrutural e simbólica no ensino da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, abrangendo a adoção de princípios afirmativos pelas instituições educacionais, verifica-se que ainda são inúmeros os obstáculos enfrentados pelo professorado e gestão escolar devido à falta de material didático e preparo para trabalhar essas questões. Diante disso, este trabalho tem por objetivo refletir sobre o processo de dominação étnico-racial na sociedade brasileira e seus reflexos no âmbito escolar; discutir as políticas públicas educacionais voltadas para promoção das relações étnico-raciais na Educação Básica, especialmente a Lei 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana; trata ainda da presença dos quilombolas nos livros didáticos e das concepções sobre material didático. Alicerçados nesses apontamentos, buscamos elementos sobre a história e cultura da Comunidade Quilombola do Cedro e apresentamos como parte deste trabalho um material paradidático intitulado Um girassol para Tiana, que esperamos contribuir com uma educação para as relações étnico-raciais, com uma aprendizagem significativa e que auxilie os professores da Educação Básica no ensino da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”. Esta pesquisa apresenta como referencial teórico a interculturalidade, que se pauta na interrelação e diálogo entre culturas diferentes e supõe a coexistência da diversidade como riqueza, visando a promoção das relações étnico-raciais como ferramenta indispensável para concretização de uma educação para a convivência democrática entre diferentes grupos e culturas. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Lei 10.639/03 | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidade Quilombola do Cedro | pt_BR |
Título: dc.title | UM GIRASSOL PARA TIANA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
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