SEQUÊNCIA DIDÁTICA PROJEITO DE LEITURA DRAMÁTICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMATOS, TAISE MILHOMEM BORGES-
Autor(es): dc.contributor.authorFARIA, VIVIANNE FLEURY DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-26T20:11:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-26T20:11:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://drive.google.com/open?id=19yKH_bn0rJHjylHf6adApbH-Y8PN8R2H-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561352-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa objetiva contribuir para a promoção do gênero dramático na escola, divulgando esta importante autora que é Sylvia Orthof, e contribuir para a formação de leitores literários. Para tanto, adotou-se, inicialmente, como técnica de pesquisa, a pesquisa bibliográfica, para subsidiar o desenvolvimento de um futuro plano de ação. Posteriormente, elaborou-se e executou-se um projeto seguindo a linha da metodologia da pesquisa-ação. Desenvolveu-se, a partir da teoria estudada, um plano de ação em formato de sequência didática para promover a leitura de textos teatrais em sala de aula. Realizaram-se para este fim, oficinas de leitura de modo tradicional, e, posteriormente, oficinas de leitura dramática como estratégia para aproximar o aluno do referido gênero. As atividades foram desenvolvidas pela pesquisadora no decorrer de dez aulas. Por se tratar de uma pesquisa qualitativa, utilizou-se diferentes instrumentos de coletas de dados, como: questionários semiestruturados, entrevistas e diário de campo. Sendo assim, a análise e a categorização dos dados pautaram-se nas respostas que os alunos teceram sobre os hábitos de leitura, sobre a experiência de leitura dramática da peça teatral Quem roubou o meu futuro? e, por último, nas contribuições dessa mesma peça para a formação da consciência crítica e reflexiva do leitor do Ensino Básico. Diante dos resultados satisfatórios, pode-se concluir que a peça teatral Quem roubou o meu futuro? de Sylvia Orthof, é um grande exemplo de obra pertencente ao gênero dramático da literatura infantojuvenil brasileira, pois apresenta um texto com qualidade literária e que colabora para a construção de um leitor literário, na Educação Básica, mais crítico e consciente da realidade em que vive.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino na Educação Básicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLeitura Literáriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTexto teatralpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Leitorespt_BR
Título: dc.titleSEQUÊNCIA DIDÁTICA PROJEITO DE LEITURA DRAMÁTICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons