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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MATOS, TAISE MILHOMEM BORGES | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FARIA, VIVIANNE FLEURY DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-26T20:11:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-26T20:11:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://drive.google.com/open?id=19yKH_bn0rJHjylHf6adApbH-Y8PN8R2H | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561352 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa objetiva contribuir para a promoção do gênero dramático na escola, divulgando esta importante autora que é Sylvia Orthof, e contribuir para a formação de leitores literários. Para tanto, adotou-se, inicialmente, como técnica de pesquisa, a pesquisa bibliográfica, para subsidiar o desenvolvimento de um futuro plano de ação. Posteriormente, elaborou-se e executou-se um projeto seguindo a linha da metodologia da pesquisa-ação. Desenvolveu-se, a partir da teoria estudada, um plano de ação em formato de sequência didática para promover a leitura de textos teatrais em sala de aula. Realizaram-se para este fim, oficinas de leitura de modo tradicional, e, posteriormente, oficinas de leitura dramática como estratégia para aproximar o aluno do referido gênero. As atividades foram desenvolvidas pela pesquisadora no decorrer de dez aulas. Por se tratar de uma pesquisa qualitativa, utilizou-se diferentes instrumentos de coletas de dados, como: questionários semiestruturados, entrevistas e diário de campo. Sendo assim, a análise e a categorização dos dados pautaram-se nas respostas que os alunos teceram sobre os hábitos de leitura, sobre a experiência de leitura dramática da peça teatral Quem roubou o meu futuro? e, por último, nas contribuições dessa mesma peça para a formação da consciência crítica e reflexiva do leitor do Ensino Básico. Diante dos resultados satisfatórios, pode-se concluir que a peça teatral Quem roubou o meu futuro? de Sylvia Orthof, é um grande exemplo de obra pertencente ao gênero dramático da literatura infantojuvenil brasileira, pois apresenta um texto com qualidade literária e que colabora para a construção de um leitor literário, na Educação Básica, mais crítico e consciente da realidade em que vive. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino na Educação Básica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura Literária | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Texto teatral | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de Leitores | pt_BR |
Título: dc.title | SEQUÊNCIA DIDÁTICA PROJEITO DE LEITURA DRAMÁTICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
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