MEU ALUNO ERROU! E AGORA? NARRANDO EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGUIMARÃES, SIELY DA SILVA-
Autor(es): dc.contributor.authorGONÇALVES JÚNIOR, MARCOS ANTONIO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-26T20:01:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-26T20:01:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://drive.google.com/open?id=1GGX02TzB7rK12DczONxB-UV72ywxg1Xi-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561351-
Resumo: dc.description.abstractEssa dissertação apresenta uma investigação sobre a própria prática, ao analisar as minhas aulas de Matemática, observando e refletindo acerca dos erros algébricos dos alunos e como eles lidavam e aprendiam com esses erros. Assim, a partir de uma intervenção pedagógica com enfoque na análise de erros, em duas turmas de 7º ano de uma escola municipal de Goiânia/GO, a minha própria prática foi investigada. Para tanto, estabeleci o seguinte problema de investigação: enquanto professora de matemática do 7º ano do Ensino Fundamental, como lidar com os erros dos alunos em Álgebra de forma a contribuir para a aprendizagem deles? Esta pesquisa foi de cunho qualitativo e fundamentada em teóricos que discorrem sobre a análise de erros, como Cury (2007) e Pinto (2000). Também me embasei em Ponte (2008) para investigar minha própria prática. E as narrativas de aulas foram inspiradas, principalmente, nos estudos de Connely e Clandinin (1995), Bolívar Botia (2002) e Fiorentini (2010). A coleta de dados ocorreu por meio da observação participante, das descrições e reflexões do diário de campo, das produções escritas dos alunos em relação às atividades aplicadas e recolhidas durante a intervenção e de áudios gravados de todas as aulas, no decorrer de um trimestre. Ao analisar os dados, desenvolvi o produto educacional em forma de um livro, inserido no volume II deste trabalho. O livro foi escrito, a partir de uma reflexão na e sobre a ação com enfoque na análise de erros, contemplando os resultados da presente pesquisa por meio de narrativas reflexivas, compartilhando a experiência obtida. Com esta pesquisa foi possível evidenciar algumas estratégias didáticas que podem conduzir os próprios alunos a analisarem seus erros, aprimorando suas aprendizagens.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino e Aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnálise de Errospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa sobre a Própria Práticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNarrativas de aulaspt_BR
Título: dc.titleMEU ALUNO ERROU! E AGORA? NARRANDO EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Área de Ensino-PG CAPES

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