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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | GUIMARÃES, SIELY DA SILVA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | GONÇALVES JÚNIOR, MARCOS ANTONIO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-26T20:01:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-26T20:01:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://drive.google.com/open?id=1GGX02TzB7rK12DczONxB-UV72ywxg1Xi | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561351 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Essa dissertação apresenta uma investigação sobre a própria prática, ao analisar as minhas aulas de Matemática, observando e refletindo acerca dos erros algébricos dos alunos e como eles lidavam e aprendiam com esses erros. Assim, a partir de uma intervenção pedagógica com enfoque na análise de erros, em duas turmas de 7º ano de uma escola municipal de Goiânia/GO, a minha própria prática foi investigada. Para tanto, estabeleci o seguinte problema de investigação: enquanto professora de matemática do 7º ano do Ensino Fundamental, como lidar com os erros dos alunos em Álgebra de forma a contribuir para a aprendizagem deles? Esta pesquisa foi de cunho qualitativo e fundamentada em teóricos que discorrem sobre a análise de erros, como Cury (2007) e Pinto (2000). Também me embasei em Ponte (2008) para investigar minha própria prática. E as narrativas de aulas foram inspiradas, principalmente, nos estudos de Connely e Clandinin (1995), Bolívar Botia (2002) e Fiorentini (2010). A coleta de dados ocorreu por meio da observação participante, das descrições e reflexões do diário de campo, das produções escritas dos alunos em relação às atividades aplicadas e recolhidas durante a intervenção e de áudios gravados de todas as aulas, no decorrer de um trimestre. Ao analisar os dados, desenvolvi o produto educacional em forma de um livro, inserido no volume II deste trabalho. O livro foi escrito, a partir de uma reflexão na e sobre a ação com enfoque na análise de erros, contemplando os resultados da presente pesquisa por meio de narrativas reflexivas, compartilhando a experiência obtida. Com esta pesquisa foi possível evidenciar algumas estratégias didáticas que podem conduzir os próprios alunos a analisarem seus erros, aprimorando suas aprendizagens. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino e Aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Análise de Erros | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa sobre a Própria Prática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativas de aulas | pt_BR |
Título: dc.title | MEU ALUNO ERROU! E AGORA? NARRANDO EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
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