SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, ROSANA ALVES SIMÃO DOS-
Autor(es): dc.contributor.authorDUARTE, MAGALI SADDI-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-26T19:52:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-26T19:52:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://drive.google.com/open?id=1g-DV9fKp2YmlqXdAEagt4_bBQoJ3ZG6U-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561350-
Resumo: dc.description.abstractTrata-se de um estudo de caso, com o título Leitura literária e ensino de Língua Estrangeira: o conto de Edgar Allan Poe no processo de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa no Ensino Médio, vinculado à linha de pesquisa Concepções Teórico-Metodológicas e Concepções Docentes. Objetiva-se investigar e descrever as influências exercidas quando se utiliza um texto literário (material autêntico) como material didático. A pergunta norteadora foi: que contribuições o uso de um texto literário pode trazer tanto no processo de ensino e aprendizagem quanto na motivação de estudantes de língua inglesa? Elegeu-se como corpus de pesquisa o conto The Black Cat, do autor americano Edgar Allan Poe. Para a coleta de dados, aplicou-se uma sequência didática (SD), com alunos de 1º ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio de uma instituição pública da cidade de Trindade-GO, na faixa etária entre 14 e 16 anos. A análise dos dados contemplou a utilização de dois questionários (um inicial e outro final) e as atividades desenvolvidas a partir da SD. Fundamentou-se a pesquisa em teorias de conto, literatura e material didático de autores como: Bosi (1994), Calvino (1990), Candido (1995, 2004), Campagnon (2009), Eco (2003), Duarte (2016), Leffa (1999), Pessoa (2009), Almeida Filho (2013), Almeida Filho e Barbirato (2000), entre outros. A análise apreendida revelou que a prática de leitura literária e a utilização de material autêntico nas aulas de língua estrangeira podem motivar e contribuir de forma positiva para o processo de ensino e aprendizagem. Espera-se, portanto, que esta pesquisa seja uma fonte rica para pesquisadores e estudiosos dos temas aqui discorridos, visto que há não apenas o aprimoramento das práticas pedagógicas, mas também o valor da reflexão teórica.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLeitura literáriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectContopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino e aprendizagem de língua inglesapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEdgar Allan Poept_BR
Título: dc.titleSEQUÊNCIA DIDÁTICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeáudiopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons