SEQUÊNCIA DIDÁTICA: INCENTIVANDO A LEITURA DO GÊNERO DRAMÁTICO NA BIBLIOTECA ESCOLAR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGUIDA, ROSEMARILANY BARBOSA-
Autor(es): dc.contributor.authorFARIA, DRA. VIVIANNE FLEURY DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-26T19:26:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-26T19:26:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://drive.google.com/open?id=1pIagT5BuXZJ2T_yao2sFvuDh3L1lORw8-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561348-
Resumo: dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo investigar a relevância da biblioteca escolar, bem como do bibliotecário, no processo de formação do hábito de leitura pelo estudante, uma vez que a biblioteca escolar é um espaço para a prática leitora e para a formação do leitor literário, e o bibliotecário pode orientar a leitura e disponibilizar diversos gêneros literários. Dentre estes, destaca-se o texto dramático, pouco lido nas escolas. Desse modo, pretendeu-se incentivar o hábito de leitura deste gênero literário na biblioteca escolar do CEPAE/UFG, tendo como método a pesquisa-ação, sendo utilizados questionários e rodas de conversa, orientadas por uma sequência didática direcionada à biblioteca escolar, proposta por Souza (2009) e Dolz e Schneuwly (2004). Esta atividade foi desenvolvida pela pesquisadora, bibliotecária, durante cinco semanas, com alunos dos 5º anos A e B do ensino fundamental, na biblioteca do CEPAE/UFG, sendo aplicados dois questionários, um no início, antes da sequência didática, e outro no final da atividade, visando averiguar hábitos de leitura e conhecimentos acerca deste gênero literário. Também foi aplicado um questionário com uma turma de alunos do 7º ano do CEPAE/UFG, tencionando verificar os hábitos de leitura e fazer um comparativo com essas duas turmas. O objetivo era esclarecer o seguinte fenômeno: na 1º fase do ensino fundamental, os alunos de 5º ano, mesmo com alto volume de empréstimos de livros e seguindo a agenda de biblioteca, tomam emprestados poucos livros do gênero literário dramático, enquanto os alunos de 7º ano, após mudarem de fase e deixarem de seguir a agenda, mudam também seus hábitos de leitura e frequência à biblioteca. Os resultados indicam que os alunos de 5º ano da 1º fase têm um alto índice de leitura e de visitas semanais à biblioteca do CEPAE/UFG. Quanto ao gênero literário dramático, ao final do projeto, os alunos passaram a conhecê-lo e pretendem ler outros livros como os lidos nas rodas de conversa. Já os alunos de 7º ano da 2º fase, tem uma menor quantidade de leituras e de visitas à biblioteca. Assim, com esses resultados, demonstramos que a agenda de biblioteca, a prática de atividades didáticas na biblioteca escolar e a mediação podem estimular os alunos ao hábito de leitura do gênero literário dramático e que a mudança de fase do fundamental 1 para o 2 altera alguns hábitos de leitura dos alunos.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino na Educação Básicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca Escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Leitorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMediaçãopt_BR
Título: dc.titleSEQUÊNCIA DIDÁTICA: INCENTIVANDO A LEITURA DO GÊNERO DRAMÁTICO NA BIBLIOTECA ESCOLARpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeaula digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Ensino

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons