Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, ROBERTA ALVES DA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, ALCIR HORÁCIO DA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-26T19:16:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-26T19:16:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://drive.google.com/open?id=1hPihLCOSnKk7iMoFiN5NafZiI9DU_VqS | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561347 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente estudo situa-se na linha de pesquisa: Concepções teórico-metodológicas e práticas docentes, do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás – PPGEEB/CEPAE/UFG e tem como objeto de estudo o conselho de classe. Busca-se responder à pergunta central: como é realizado o conselho de classe no CEPAE/UFG, e quais as suas implicações para a avaliação da aprendizagem e a organização do trabalho pedagógico? O objetivo geral é verificar e analisar como é realizado o conselho de classe no CEPAE/UFG e suas implicações na avaliação da aprendizagem e na organização do trabalho pedagógico. As questões norteadoras desse estudo são: quais sujeitos sociais estão envolvidos no conselho de classe? Quais concepções esses sujeitos têm do conselho de classe e de que forma se concretiza sua participação? Qual a proposta os documentos do CEPAE/UFG trazem para a realização dos conselhos de classe e como eles têm se organizado? Qual par dialético Objetivos/Avaliação ou Conteúdo/Método se evidencia no conselho de classe? Nesse sentido, apontamos como objetivos específico: a) identificar os sujeitos sociais envolvidos no conselho de classe e analisar a concepção que estes têm sobre o que é o conselho de classe; b) analisar a forma como os sujeitos participam do conselho de classe; c) analisar como é organizado o conselho de classe e sua coerência com o projeto pedagógico da escola; d) identificar e analisar que par dialético (Objetivos/Avaliação ou Conteúdo/Método) se evidencia no conselho de classe. O procedimento metodológico deste estudo fundamenta-se na pesquisa qualitativa com o delineamento no estudo de caso, tendo como método de análise o embasamento no método materialista histórico-dialético. Nesse sentido, foram observados os conselhos de classe das turmas de 9° ano (A e B) do ano letivo de 2017. Nosso marco teórico está referenciado nos seguintes autores, Dalben (1992, 2004), Freitas (2012), Luckesi (2008, 2011), Paro (1995, 1998, 1999), Vasconcellos (2000, 2013, 2014), Veiga (1995, 2001), Villas Boas (1998, 2010), e também alicerçado no levantamento da produção científica sobre o tema. Esse estudo indicou que o conselho de classe não tem exercido sua dimensão democrática com rigor e que a categoria central do conselho de classe é a avaliação da aprendizagem desconexa do par dialético objetivos/avaliação, tornando a avaliação um elemento burocrático, técnico, comprometendo as reflexões do processo pedagógico da escola. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Conselho de Classe | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Organização do Trabalho Pedagógico | pt_BR |
Título: dc.title | O CONSELHO DE CLASSE NO CEPAE/UFG: IMPLICAÇÕES PARA A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons