ESCRITA E PRÁTICAS INTERLOCUTIVAS NA SALA DE AULA: ASPECTOS DISCURSIVOS NA PRODUÇÃO DE ARTIGO DE OPINIÃO E DE RELATO DE MEMÓRIA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUZA, RENATA HERWIG DE MORAES-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, LUZIA RODRIGUES DA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-26T18:48:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-26T18:48:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://drive.google.com/open?id=1Kjf9Ghov0bOPrgUXa82FIcZG2e5me02n-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561346-
Resumo: dc.description.abstractDe acordo com Geraldi e Citelli (2011), as práticas de análise de textos em sala de aula têm transformado o trabalho com o texto numa espécie de operação de limpeza, ‘higienização’, em que o objetivo principal consiste em eliminar as impurezas da superfície textual. Ao contrário dessa visão, defendemos a ideia de que a escrita de textos na escola é uma atividade essencial para ampliar o contato dos alunos com o mundo da escrita. Diante disso, torna-se relevante desenvolver na escola campo pesquisada práticas de ensino centradas no trabalho com gêneros discursivos. Para tanto, promovemos o desenvolvimento de atos de linguagem, cuja visão remete à escrita como atividade social e interacional. Consideramos como principal objetivo, a partir do desenvolvimento de uma proposta de ensino de produção textual, identificar os recursos linguísticos e discursivos que sustentam a prática de escrita discente. Para percorrer esse caminho, nos embasamos em vários teóricos, principalmente nos estudos de Bakhtin ([1959] 2011) sobre a natureza ideológica dos signos linguísticos, os gêneros do discurso e as noções de texto e nas categorias de análise de Antunes (2010), como foco nos aspectos globais, adequação vocabular e de sua construção. O estudo recorre também às postulações de Antunes (2003, 2009) e Geraldi (2006), sobre o trabalho com o texto em sala de aula e reflexões sobre concepção linguagem na prática docente; Koch (2012), no que refere a construção da argumentação. Quanto às orientações das práticas de ensino de gênero e texto, nos focamos nos Parâmetros Curriculares Nacionais e nas contribuições de Bakhtin/Volochinov ([1929] 2006) em relação ao caráter ideológico e social da linguagem. No que se refere à metodologia utilizada, optamos pela pesquisa-ação de caráter qualitativo, sendo que o lócus escolhido foi uma escola que atende a alunos de nível médio em período integral. Verificamos, que a ampliação do nível de informatividade corrobora para a ampliação da competência discursiva dos educandos. Além disso, a pesquisa evidenciou que os aspectos de adequação vocabular são fatores linguísticos ligados ao nível de progressão do tema e as marcas de referenciação, mostrando que, pedagogicamente, que as práticas interativas são fator preponderante para ampliar a competência linguística e discursiva dos estudantes e que a mediação docente situa os alunos na produção escrita.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino na Educação Básicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGêneros discursivospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProdução textualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Título: dc.titleESCRITA E PRÁTICAS INTERLOCUTIVAS NA SALA DE AULA: ASPECTOS DISCURSIVOS NA PRODUÇÃO DE ARTIGO DE OPINIÃO E DE RELATO DE MEMÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
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