Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MARTINS, POLIANA CARVALHO | - |
Autor(es): dc.contributor.author | COSTA, SÔNIA SANTANA DA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | GARCIA, LENIN TOMAZETT | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-26T18:32:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-26T18:32:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://drive.google.com/open?id=1uozw6nzQKDmaLmu_twKH4lmmD4zSakg2 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561345 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa parte da hipótese de que ensinar educação física na educação infantil favorece o desenvolvimento da criança. O estudo surge da seguinte problematização: “Como organizar o ensino da educação física para crianças na educação infantil?”, tendo como objetivo geral: “Organizar o ensino da educação física para crianças de um a dois anos, no DEI/CEPAE/UFG”. A pesquisa parte das experiências históricas do Departamento de Educação Infantil do CEPAE/UFG (DEI/CEPAE/UFG), identificando a inserção e função da educação física e do seu licenciado, nesse espaço. Assume o Materialismo Histórico-Dialético (MARX, 1999, 2016) como método de análise dos dados obtidos, por meio dos seguintes instrumentos: revisão bibliográfica; análise documental; entrevista; questionário; observação participante da rotina e desenvolvimento de uma sequência didática com o tema ginástica. Fundamentaram as análises sobre Educação Física (EF) o Coletivo de Autores (1992) e as referentes à Educação Infantil (EI) a Teoria Histórico-Cultural (VIGOTSKI, 1984, 1998, 2010; LEONTIEV, 2006; ELKONIN, 1987). Por meio da revisão bibliográfica foi possível concluir que apesar da EF estar presente como componente obrigatório da Educação Básica, desde a LDB de 1996, parece não ter sido consolidada efetivamente na EI. As análises das entrevistas e documentos testemunham que a educação física esteve presente no DEI/CEPAE/UFG, desde sua criação. A sequência pedagógica realizada experimentou os princípios orientadores para a prática pedagógica do professor de EF e buscou adequar o ensino à atividade guia das crianças, estabelecendo a complexificação dos desafios motores das crianças, bem como o trabalho coletivo junto com a professora pedagoga. A pesquisa originou um produto educacional para a educação infantil: uma sequência didática com princípios orientadores para o ensino específico da ginástica, desenvolvida no ano de 2017. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia Histórico-Cultural | pt_BR |
Título: dc.title | SEQUÊNCIA DIDÁTICA DA GINÁSTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons