SEQUÊNCIA DIDÁTICA DA GINÁSTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMARTINS, POLIANA CARVALHO-
Autor(es): dc.contributor.authorCOSTA, SÔNIA SANTANA DA-
Autor(es): dc.contributor.authorGARCIA, LENIN TOMAZETT-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-26T18:32:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-26T18:32:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://drive.google.com/open?id=1uozw6nzQKDmaLmu_twKH4lmmD4zSakg2-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561345-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa parte da hipótese de que ensinar educação física na educação infantil favorece o desenvolvimento da criança. O estudo surge da seguinte problematização: “Como organizar o ensino da educação física para crianças na educação infantil?”, tendo como objetivo geral: “Organizar o ensino da educação física para crianças de um a dois anos, no DEI/CEPAE/UFG”. A pesquisa parte das experiências históricas do Departamento de Educação Infantil do CEPAE/UFG (DEI/CEPAE/UFG), identificando a inserção e função da educação física e do seu licenciado, nesse espaço. Assume o Materialismo Histórico-Dialético (MARX, 1999, 2016) como método de análise dos dados obtidos, por meio dos seguintes instrumentos: revisão bibliográfica; análise documental; entrevista; questionário; observação participante da rotina e desenvolvimento de uma sequência didática com o tema ginástica. Fundamentaram as análises sobre Educação Física (EF) o Coletivo de Autores (1992) e as referentes à Educação Infantil (EI) a Teoria Histórico-Cultural (VIGOTSKI, 1984, 1998, 2010; LEONTIEV, 2006; ELKONIN, 1987). Por meio da revisão bibliográfica foi possível concluir que apesar da EF estar presente como componente obrigatório da Educação Básica, desde a LDB de 1996, parece não ter sido consolidada efetivamente na EI. As análises das entrevistas e documentos testemunham que a educação física esteve presente no DEI/CEPAE/UFG, desde sua criação. A sequência pedagógica realizada experimentou os princípios orientadores para a prática pedagógica do professor de EF e buscou adequar o ensino à atividade guia das crianças, estabelecendo a complexificação dos desafios motores das crianças, bem como o trabalho coletivo junto com a professora pedagoga. A pesquisa originou um produto educacional para a educação infantil: uma sequência didática com princípios orientadores para o ensino específico da ginástica, desenvolvida no ano de 2017.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia Histórico-Culturalpt_BR
Título: dc.titleSEQUÊNCIA DIDÁTICA DA GINÁSTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO POSSIBILIDADES PEDAGÓGICASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
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