Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, PAULA GONÇALVES REZENDE DOS | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, GENE MARIA VIEIRA LYRA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-26T18:22:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-26T18:22:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-11-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://drive.google.com/open?id=1KHf3OC5Jc_xTMgmqhvQi3elYBVtJ7MjE | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561344 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo geral de pesquisa conhecer a visão dos alunos do curso Técnico Integrado em Edificações, na modalidade EJA, do Instituto Federal de Educação de Goiás – campus Formosa sobre os fatores que dificultam seus processos de aprendizagem. Objetivou- se a elaboração de um caderno de apoio voltado para a equipe atuante no curso com o intuito de que o material se configure em um instrumento para que a equipe possa conhecer um pouco mais sobre o seu aluno da EJA. Para tanto, foi necessário, como objetivos específicos, conhecer a relação dos alunos da EJA, a partir de suas experiências de vida com a escola e com o trabalho para compreender o que os fez abandonar precocemente os estudos, bem como o que os motivou a prosseguir os estudos após algum tempo. Identificar, juntamente com os alunos participantes da pesquisa, os problemas encontrados por eles durante o curso que impactam em sua aprendizagem, bem como contribuições para melhorias foi também um objetivo específico significativo durante o processo de pesquisa. Por último, buscou-se analisar o projeto de curso para compreender a dinâmica da proposta de curso integrado, para perceber se, de fato, a integração era uma realidade na instituição. Para o alcance dos objetivos propostos, optou-se pela abordagem qualitativa como caminho metodológico, fazendo uso do instrumental de entrevistas semiestruturadas com o objetivo de conhecer algumas experiências de vida dos alunos, a relação estabelecida por eles entre sua vida e a escola, além de identificar suas percepções sobre os fatores que dificultam a sua aprendizagem. No segundo momento da pesquisa foi realizado um grupo de trabalho com os alunos objetivando compreender as dificuldades dos alunos para aprender. Como achados de pesquisa, evidencia-se nas falas dos alunos participantes que a visão sobre a EJA ainda é perpassada pelo preconceito, velado e explícito, o que dificulta a aprendizagem, podendo levar até mesmo à evasão. A relação professor/aluno para o aluno jovem e adulto também impacta em sua aprendizagem na medida em que a dialogicidade se mostra importante para se conhecer a realidade dos alunos e estabelecer pontes entre os alunos com o conhecimento e o mediador (o professor). A partir da relação estabelecida entre eles é possível a aproximação dos conteúdos com as realidades vivenciadas pelos alunos, oportunizando a aprendizagem. Verificou-se durante a pesquisa que sua matriz curricular apresenta poucos elementos que podem configurar um currículo integrado. Ressaltam-se as boas práticas docentes que, mesmo sem formação e capacitação para atuar na EJA, tentam por um viés ético-político contribuir com um ensino “integrado”. Os alunos destacam também a necessidade de que o olhar para a EJA seja um olhar que possibilite a compreensão das diferenças geracional, social, cultural, de território dos alunos trabalhadores. São alunos que passaram anos longe da escola e que carregam consigo responsabilidades e experiências de vida que impactam na forma de como se relacionam com a escola, com os professores e com os conteúdos ensinados. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | PROEJA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
Título: dc.title | CADERNO DE APOIO PARA A EQUIPE ATUANTE NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM EDIFICAÇÕES NA MODALIDADE EJA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons