CADERNO DE APOIO PARA A EQUIPE ATUANTE NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM EDIFICAÇÕES NA MODALIDADE EJA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, PAULA GONÇALVES REZENDE DOS-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, GENE MARIA VIEIRA LYRA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-26T18:22:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-26T18:22:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://drive.google.com/open?id=1KHf3OC5Jc_xTMgmqhvQi3elYBVtJ7MjE-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561344-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo geral de pesquisa conhecer a visão dos alunos do curso Técnico Integrado em Edificações, na modalidade EJA, do Instituto Federal de Educação de Goiás – campus Formosa sobre os fatores que dificultam seus processos de aprendizagem. Objetivou- se a elaboração de um caderno de apoio voltado para a equipe atuante no curso com o intuito de que o material se configure em um instrumento para que a equipe possa conhecer um pouco mais sobre o seu aluno da EJA. Para tanto, foi necessário, como objetivos específicos, conhecer a relação dos alunos da EJA, a partir de suas experiências de vida com a escola e com o trabalho para compreender o que os fez abandonar precocemente os estudos, bem como o que os motivou a prosseguir os estudos após algum tempo. Identificar, juntamente com os alunos participantes da pesquisa, os problemas encontrados por eles durante o curso que impactam em sua aprendizagem, bem como contribuições para melhorias foi também um objetivo específico significativo durante o processo de pesquisa. Por último, buscou-se analisar o projeto de curso para compreender a dinâmica da proposta de curso integrado, para perceber se, de fato, a integração era uma realidade na instituição. Para o alcance dos objetivos propostos, optou-se pela abordagem qualitativa como caminho metodológico, fazendo uso do instrumental de entrevistas semiestruturadas com o objetivo de conhecer algumas experiências de vida dos alunos, a relação estabelecida por eles entre sua vida e a escola, além de identificar suas percepções sobre os fatores que dificultam a sua aprendizagem. No segundo momento da pesquisa foi realizado um grupo de trabalho com os alunos objetivando compreender as dificuldades dos alunos para aprender. Como achados de pesquisa, evidencia-se nas falas dos alunos participantes que a visão sobre a EJA ainda é perpassada pelo preconceito, velado e explícito, o que dificulta a aprendizagem, podendo levar até mesmo à evasão. A relação professor/aluno para o aluno jovem e adulto também impacta em sua aprendizagem na medida em que a dialogicidade se mostra importante para se conhecer a realidade dos alunos e estabelecer pontes entre os alunos com o conhecimento e o mediador (o professor). A partir da relação estabelecida entre eles é possível a aproximação dos conteúdos com as realidades vivenciadas pelos alunos, oportunizando a aprendizagem. Verificou-se durante a pesquisa que sua matriz curricular apresenta poucos elementos que podem configurar um currículo integrado. Ressaltam-se as boas práticas docentes que, mesmo sem formação e capacitação para atuar na EJA, tentam por um viés ético-político contribuir com um ensino “integrado”. Os alunos destacam também a necessidade de que o olhar para a EJA seja um olhar que possibilite a compreensão das diferenças geracional, social, cultural, de território dos alunos trabalhadores. São alunos que passaram anos longe da escola e que carregam consigo responsabilidades e experiências de vida que impactam na forma de como se relacionam com a escola, com os professores e com os conteúdos ensinados.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPROEJApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagempt_BR
Título: dc.titleCADERNO DE APOIO PARA A EQUIPE ATUANTE NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM EDIFICAÇÕES NA MODALIDADE EJApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons