Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | AMARAL, PATRÍCIA MARIA FERREIRA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | GONÇALVES, LETÍCIA DE SOUZA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-26T18:11:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-26T18:11:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-03-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://drive.google.com/open?id=1qAWR7QOWP4rMYCQ1I0W0WzrBfg6VqfYz | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561343 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo sobre a formação continuada de professores de Língua Inglesa por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Esse programa é coordenado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e é uma das iniciativas criadas pelo Ministério da Educação para integrar a política nacional de formação de professores em nível superior. Diante disso, o trabalho buscará responder à seguinte pergunta: Em que medida o PIBID favorece ou não a formação continuada de professores de Língua Inglesa de uma cidade do interior do Estado de Goiás? Vale ressaltar que um dos objetivos do programa é possibilitar uma relação entre a teoria e a prática desde a formação inicial até a formação continuada dos professores. Para alcançar os objetivos propostos, o presente trabalho apresenta como geral: Compreender o papel do PIBID na formação continuada dos professores de LI. Este trabalho é um estudo de caso com abordagem qualitativa, tendo como instrumento de pesquisa questionários que buscaram caracterizar o perfil de quatro professoras, duas ligadas à educação básica (professoras supervisoras) e duas, ao ensino superior (professoras coordenadoras), bem como a participação delas no programa a fim de identificar a importância do PIBID para a formação continuada. O trabalho foi fundamentado com base nas considerações de Freire (1987), Kuenzer (1982), Lima (2001), Veiga (1998), Libâneo (2007), Dias (2009), Fávero (1992), Severino (2007), dentre outros. Desse modo, é relevante compreender a importância do PIBID, já que ele possibilita uma relação entre teoria e prática desde a formação inicial dos acadêmicos. Tal relação é importante para auxiliar um conhecimento técnico e prático, além de proporcionar uma formação continuada para os professores envolvidos no processo. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | PIBID | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Continuada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Protagonismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria e Prática | pt_BR |
Título: dc.title | SEQUÊNCIA DIDÁTICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons