Relatório Pedagógico: Reflexões sobre o ensino de Química baseadas no diálogo entre o ENEM e o Currículo Estadual Paulista

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCiszevski, Elisa de Oliveira-
Autor(es): dc.contributor.authorCintra, Elaine Pavini-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T17:13:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T17:13:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-09-19-
identificador: dc.identifier.otherElisa_Ciszevski_2016_Produto_Educacional_IFSPpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561342-
Resumo: dc.description.abstractRelatório pedagógico é um instrumento educacional que pode favorecer a aprendizagem em sala de aula, funcionando com um instrumento de apoio para o docente, que pode identificar as fragilidades e pontos fortes do processo ensino aprendizagem. Poderá também subsidiar gestores, professores coordenadores escolares e das oficinas pedagógicas e supervisores, ao ser usado como suporte em análises, discussões e reflexões poderá promover intervenções políticas e pedagógicas para a melhoria do ensino. Este produto educacional estabelece uma interlocução entre o Material Didático Pedagógico oferecido pelo governo paulista a sua rede de ensino e o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) sob a ótica do conteúdo e/ou objeto de conhecimento. Por meio deste relatório o educador poderá buscar um alinhamento entre o Exame, os cadernos e currículo favorecendo a construção do conhecimento de seus educandos, estes por sua vez poderão alicerçar o seu repertório, para prosseguimento de seus estudos e/ou sua formação como cidadão responsável e crítico. Produto Educacional apresentado como requisito à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Paulo. Defesa realizada em 19/09/2016.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1527KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectRelatório pedagógicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectENEMpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo oficialpt_BR
Título: dc.titleRelatório Pedagógico: Reflexões sobre o ensino de Química baseadas no diálogo entre o ENEM e o Currículo Estadual Paulistapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons