Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ciszevski, Elisa de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Cintra, Elaine Pavini | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-31T17:13:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-31T17:13:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-09-19 | - |
identificador: dc.identifier.other | Elisa_Ciszevski_2016_Produto_Educacional_IFSP | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561342 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Relatório pedagógico é um instrumento educacional que pode favorecer a aprendizagem em sala de aula, funcionando com um instrumento de apoio para o docente, que pode identificar as fragilidades e pontos fortes do processo ensino aprendizagem. Poderá também subsidiar gestores, professores coordenadores escolares e das oficinas pedagógicas e supervisores, ao ser usado como suporte em análises, discussões e reflexões poderá promover intervenções políticas e pedagógicas para a melhoria do ensino. Este produto educacional estabelece uma interlocução entre o Material Didático Pedagógico oferecido pelo governo paulista a sua rede de ensino e o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) sob a ótica do conteúdo e/ou objeto de conhecimento. Por meio deste relatório o educador poderá buscar um alinhamento entre o Exame, os cadernos e currículo favorecendo a construção do conhecimento de seus educandos, estes por sua vez poderão alicerçar o seu repertório, para prosseguimento de seus estudos e/ou sua formação como cidadão responsável e crítico. Produto Educacional apresentado como requisito à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Paulo. Defesa realizada em 19/09/2016. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1527KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Relatório pedagógico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ENEM | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo oficial | pt_BR |
Título: dc.title | Relatório Pedagógico: Reflexões sobre o ensino de Química baseadas no diálogo entre o ENEM e o Currículo Estadual Paulista | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Elisa_Ciszevski_2016_Produto_Educacional_IFSP.pdf | 1,53 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/561342/2/Elisa_Ciszevski_2016_Produto_Educacional_IFSP.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons