FORMANDO PROFESSORES INTEGRAIS

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMENDONÇA, FERNANDO MEDEIROS-
Autor(es): dc.contributor.authorRODRIGUES, ANEGLEYCE TEODORO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-29T19:47:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-29T19:47:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://drive.google.com/open?id=197F81uaGCkFOUjLrF43nbG_O2LRairx--
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561337-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa buscou identificar e analisar quais os fundamentos, o sentido e as possibilidades da cultura corporal num currículo integrado no contexto de escolas de tempo integral tendo como base empírica uma escola de cada Regional da Rede Municipal de Ensino de Goiânia (RMEG). O problema do currículo na educação integral emerge do contexto de expansão de políticas públicas de ampliação da jornada escolar que culmina na sua efetivação como política de Estado, por meio do Plano Nacional de Educação de 2014-2024, formando um projeto hegemônico de educação em tempo integral. A pesquisa teve como fundamento científico-metodológico a concepção crítico-dialética. As técnicas de pesquisa compreenderam a revisão bibliográfica sobre a educação integral nas bibliotecas digitais dos programas de pós-graduação com sede na cidade de Goiânia (GO) da UFG e PUC-GO, a análise documental dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP) das escolas, da Proposta Político-Pedagógica para a Educação Fundamental da infância e da Adolescência (PPPa) da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) e das leis, decretos e portarias federais que tratam do tema. Além disso foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 20 professores de 5 escolas da RMEG. Os resultados da investigação indicam que mesmo diante do projeto hegemônico de educação em tempo integral vigente no país, que flexibiliza tempos e espaços escolares, as condições para o exercício de uma proposta de educação integral em tempo integral de resistência estão dadas. Tais condições passam por uma reformulação da organização do trabalho pedagógico que articule: os princípios do currículo integrado; o reconhecimento da cultura corporal enquanto linguagem e conhecimento; a ampliação da formação continuada; a mobilização do trabalho coletivo e a conquista de melhores condições materiais e não-materiais para o trabalho docente. Identificou-se, ainda, que apesar de não estar quantitativamente ampliada, a cultura corporal é demandada pelos professores. Enquanto produto educacional da pesquisa, desenvolveu-se um curso/oficina de formação que tratou dos conceitos centrais da educação integral hegemônica e de resistência, bem como elaborou-se uma plataforma digital de curso de formação mais abrangente e centrada nas demandas dos professores da RMEG que aborda, além da visão geral do contexto e dos conceitos da educação integral, o compartilhamento e análise de experiências e os processos didáticos relativos às possibilidades de um currículo integrado.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Integralpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscola de Tempo Integralpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo Integradopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCultura Corporalpt_BR
Título: dc.titleFORMANDO PROFESSORES INTEGRAISpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typecursopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeaula digitalpt_BR
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