Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MELO, ALEXIA MARIA CARDOSO | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, LUZIA RODRIGUES DA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-29T17:48:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-29T17:48:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://drive.google.com/open?id=1K2wP93HELwVSEEmr3bK2HEour-cjhYF9 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561332 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a relação entre o ensino de língua portuguesa na Educação Básica e a formação do educando para o exercício da cidadania, uma das finalidades da educação brasileira, conforme consta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação número 9.394/1996. Além desse objetivo de pesquisa, este trabalho tem como objetivos de ação construir, aplicar e analisar uma proposta de ação pedagógica, estruturada segundo o gênero sequência didática, com a finalidade de contribuir com o desenvolvimento da autoria de estudantes da 3ª série do Ensino Médio de uma escola da rede estadual da cidade de Goiânia. Esses objetivos de ação e aquele objetivo de pesquisa juntos compuseram esta pesquisa-ação, que assim se organizou devido à própria natureza dos objetos focalizados, o ensino de língua portuguesa, o exercício da cidadania e o desenvolvimento da autoria. A relação estabelecida entre esses objetos-conceitos foi construída a partir de considerações teóricas especialmente de Carvalho (2013), sobre cidadania no Brasil, e de Bakhtin (1993, 2011, 2014, 2016), sobre ato responsável, gêneros do discurso e autoria. Ao propor a interpretação do exercício da cidadania como ato responsável, portanto passível de ser arquitetado de forma mais autoral, mediante o desenvolvimento de competências relacionadas a atividades comunicativas, como as competências de leitura, de produção e de análise de textos, esta pesquisa-ação foi realizada de forma a culminar em reflexões que contribuem não só com o desenvolvimento da autoria dos alunos em pesquisa, como também em reflexões que contribuem para a seguinte discussão: para quê nós, professores de língua portuguesa da Educação Básica, ensinamos o que ensinamos? Com essas reflexões, um site foi criado para potencializar o acesso às produções textuais dos alunos e à sequência didática construída, aplicada e analisada. Esse mesmo site também assumiu a finalidade de oportunizar a interação entre professores da Educação Básica envolvidos com os objetivos aqui traçados, de modo a se configurar como o produto educacional desta pesquisa. Por fim, como afirmou Carvalho (2017), um sujeito ou um povo não se torna capaz de exercer a própria cidadania plena e ativamente de um ano para o outro. Nesse mesmo sentido, um sujeito ou um povo não desenvolve a capacidade de produzir textos de diferentes gêneros do discurso de forma arquitetonicamente autoral de uma hora para outra. Assim, as discussões sobre essas temáticas se justificam por suas naturezas complexas e dinâmicas, que interferem diretamente nas práticas sociais cotidianas do povo brasileiro. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino na Educação Básica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Exercício da Cidadania | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Autoria | pt_BR |
Título: dc.title | LÍNGUA, CIDADANIA E AUTORIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO BRASIL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons