LÍNGUA, CIDADANIA E AUTORIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO BRASIL

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMELO, ALEXIA MARIA CARDOSO-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, LUZIA RODRIGUES DA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-29T17:48:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-29T17:48:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://drive.google.com/open?id=1K2wP93HELwVSEEmr3bK2HEour-cjhYF9-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561332-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo refletir sobre a relação entre o ensino de língua portuguesa na Educação Básica e a formação do educando para o exercício da cidadania, uma das finalidades da educação brasileira, conforme consta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação número 9.394/1996. Além desse objetivo de pesquisa, este trabalho tem como objetivos de ação construir, aplicar e analisar uma proposta de ação pedagógica, estruturada segundo o gênero sequência didática, com a finalidade de contribuir com o desenvolvimento da autoria de estudantes da 3ª série do Ensino Médio de uma escola da rede estadual da cidade de Goiânia. Esses objetivos de ação e aquele objetivo de pesquisa juntos compuseram esta pesquisa-ação, que assim se organizou devido à própria natureza dos objetos focalizados, o ensino de língua portuguesa, o exercício da cidadania e o desenvolvimento da autoria. A relação estabelecida entre esses objetos-conceitos foi construída a partir de considerações teóricas especialmente de Carvalho (2013), sobre cidadania no Brasil, e de Bakhtin (1993, 2011, 2014, 2016), sobre ato responsável, gêneros do discurso e autoria. Ao propor a interpretação do exercício da cidadania como ato responsável, portanto passível de ser arquitetado de forma mais autoral, mediante o desenvolvimento de competências relacionadas a atividades comunicativas, como as competências de leitura, de produção e de análise de textos, esta pesquisa-ação foi realizada de forma a culminar em reflexões que contribuem não só com o desenvolvimento da autoria dos alunos em pesquisa, como também em reflexões que contribuem para a seguinte discussão: para quê nós, professores de língua portuguesa da Educação Básica, ensinamos o que ensinamos? Com essas reflexões, um site foi criado para potencializar o acesso às produções textuais dos alunos e à sequência didática construída, aplicada e analisada. Esse mesmo site também assumiu a finalidade de oportunizar a interação entre professores da Educação Básica envolvidos com os objetivos aqui traçados, de modo a se configurar como o produto educacional desta pesquisa. Por fim, como afirmou Carvalho (2017), um sujeito ou um povo não se torna capaz de exercer a própria cidadania plena e ativamente de um ano para o outro. Nesse mesmo sentido, um sujeito ou um povo não desenvolve a capacidade de produzir textos de diferentes gêneros do discurso de forma arquitetonicamente autoral de uma hora para outra. Assim, as discussões sobre essas temáticas se justificam por suas naturezas complexas e dinâmicas, que interferem diretamente nas práticas sociais cotidianas do povo brasileiro.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino na Educação Básicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectExercício da Cidadaniapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAutoriapt_BR
Título: dc.titleLÍNGUA, CIDADANIA E AUTORIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO BRASILpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeaula digitalpt_BR
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