Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ALMEIDA, MARCILENE DIAS BRUNO DE | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LYRA-SILVA, GENE MARIA VIEIRA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-26T17:25:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-26T17:25:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-03-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://drive.google.com/open?id=11s5AtqMM7TbvHdNiN4L0zUxBV-6Dre6Y | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561323 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa é parte do Programa de Mestrado em Ensino na Educação Básica PPGEEB – Cepae/UFG e teve por objetivos construir um Formulário Pedagógico de Diagnóstico e Acompanhamento Discente, bem como estabelecer um perfil do aluno concluinte e identificar os aspectos que contribuem para a permanência e êxito dos estudantes no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. O lócus foi o Câmpus Uruaçu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Partiu-se de uma revisão bibliográfica sobre o fracasso e sucesso escolar fundamentada em Bourdieu, Arroyo, Patto, Charlot e Lahire e sobre a formação para o mundo do trabalho de Frigotto, Ciavatta, Ramos, Dore, Moura, além de outros autores que contribuem para o debate do tema. Foi adotado o estudo de caso como estratégia de pesquisa e os procedimentos de natureza qualitativa e quantitativa, a partir da abordagem indutiva. Percebeu-se que a consolidação do Ensino Médio Integrado (EMI) atravessa caminhos que passam pela superação da oferta paralela dos componentes curriculares para a integração e estruturação do currículo de forma interdisciplinar, do repensar a avaliação nos moldes somente como medição de conhecimentos adquiridos e da formação dos professores para a atuação conforme os princípios da Educação Profissional Tecnológica (EPT), extrapolando os limites da complementação pedagógica. São apresentados os resultados da coleta de dados, realizada por meio de questionário eletrônico aplicado aos alunos, aos seus pais, professores e técnicos, no encerramento do ano de 2017. Sobre o perfil, os resultados apontaram que o estudante concluinte do EMI: I – não apresenta distorção idade/série; II – ingressou no IFG pelo sistema universal de seleção; III – possui uma boa afinidade com a área técnica do curso; IV – não manifestou a intenção de abandonar o curso, apesar de um número significativo dizer ter ocorrido no 1º ano; V – pertence à classe média baixa; VI – reside na mesma cidade em que estuda; VII – a escolaridade dos pais é de nível médio e superior. A análise dos indicadores de permanência e êxito, constituídos sob os aspectos individuais, socioculturais e econômicos, demonstrou uma preponderância dos fatores institucionais sobre os individuais e socioculturais e econômicos, aventando sobre a força da qualidade do ensino para o sucesso dos estudantes. Buscou-se também a identificação dos elementos que se apresentam como “dificuldades” para a conclusão do curso, constatando-se como principal problemática a organização do curso em tempo integral. Conhecer as características do aluno que permanece e os principais motivos que contribuem para esta decisão pode auxiliar nas estratégias envidadas para que o êxito seja a realidade dos estudantes que ingressam nestas instituições de ensino. Desta forma, ocorreu a construção e aplicação do Formulário Pedagógico de Diagnóstico e Acompanhamento Discente, por meio de um Sistema web, nas turmas ingressantes de 2018. Os resultados da coleta de dados foram organizados, divulgados e discutidos nas reuniões de Conselho de Classe e utilizados pela equipe de Apoio Pedagógico ao Discente para o acompanhamento dos alunos e das turmas. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Permanência e êxito | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Evasão Escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Acompanhamento discente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
Título: dc.title | SEQUÊNCIA DIDÁTICA E SITE. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons