SEQUÊNCIA DIDÁTICA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGODOI, MARIA DO CARMO-
Autor(es): dc.contributor.authorOLANDA, ELSON RODRIGUES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-26T17:43:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-26T17:43:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://drive.google.com/open?id=1DqbeBm93cOPchcoPYoYGvapKCIOrbS1o-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561301-
Resumo: dc.description.abstractA representação cartográfica do lugar de vivência surge como possibilidade para que as crianças aprendam, desde os anos iniciais, a ler e a pensar o espaço geográfico como construção socioespacial historicamente construído. Sua pertinência advém do fato de alguns estudos direcionados aos anos iniciais apontarem algumas fragilidades acerca dos pressupostos teórico metodológicos ligados ao ato de ensinar e aprender Geografia com criticidade, indispensáveis para a compreensão dos conflitos existentes no mundo em constante transformação A linguagem cartográfica surge como proposta metodológica mediadora do processo de construção e desenvolvimento da espacialidade da criança por acreditarmos que desde cedo, esta desenvolve noções espaciais que lhe propiciam o domínio de seu corpo e dos espaços externos a ela. Esse é um debate que nos interessa e sobre o qual nos debruçamos neste trabalho, pois acreditamos que ao explorar os significados atribuídos ao espaço socialmente construído pelos seres humanos, num dado local, e relacioná los com a totalidade a criança possa compreender o mundo em sua complexidade. Desse modo, elegemos como principal foco analisar as contribuições e as possíveis limitações da representação cartográfica na construção do raciocínio socioespacial da criança desde os anos iniciais, de maneira a desenvolver habilidades cognitivas que contribuam para a construção do conceito geográfico de lugar. De modo específico os objetivos são: identificar os processos didático metodológicos para o estudo da representação cartográfica como linguagem que permita à criança desvendar e compreender a realidade do mundo; compreender a relevância do ensino de Geografia nos anos iniciais como instrumento de apropriação das competências e habilidades para leitura, representação e intervenção no espaço geográfico; estabelecer relações socioespaciais a partir das representações cartográficas para a leitura, a interpretação e a síntese das interrelações espaciais que compõem o espaço geográfico. Neste sentido, o nosso questionamento foi: como construir o conceito de lugar no ensino de Geografia? Com intuito de responder esse questionamento relacionamos o tema representação cartográfica, assentado numa perspectiva crítica. O estudo de caso foi realizado por meio de observações intervenções, reflexões e acompanhamento das aulas de dois professores do 3º ano do Ensino Fundamental I da rede pública estadual, que permitiram que fossem aplicados questionários semiestruturados aos alunos, afim de que se pudessem traçar um diagnóstico das turmas pesquisadas . Como produto educacional, foi apresentado uma proposta de sequência didática para a construção do pensamento geográfico nos anos iniciais a partir do conceito de lugar.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPensamento geográficopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLugarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRepresentação cartográficapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnos iniciaispt_BR
Título: dc.titleSEQUÊNCIA DIDÁTICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
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