Análise comparativa do sistema educativo de formação inicial do professor para a educação básica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Heinrich da Solidade-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-26T00:41:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-26T00:41:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherDissertação e produtopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561300-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação refere-se à pesquisa do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia, com intuito de propor investigações ao problema da pesquisa: quais são as confluências e divergências das políticas públicas educativas supranacionais que compõem os países do Mercosul, que visam à formação inicial dos professores para a Educação Básica? O objetivo geral é o de analisar, por meio da Metodologia de Educação Comparada, as confluências e divergências das políticas educacionais voltadas à formação inicial de professores para a Educação Básica em relação aos países que são do núcleo de Estados Partes do Mercosul. Para tanto, como objetivos específicos, propõe-se: (1) compreender as concepções da Metodologia de Educação Comparada e dos desafios da Formação de Professores na América Latina; (2) compreender o contexto histórico, sociopolítico e educativo dos Estados Partes que compõem o Mercosul; (3) investigar os documentos oficiais que propõem as concepções educacionais para a Educação Básica em cada país; (4) desenvolver, como produtos educacionais, uma mídia digital; e (5) disponibilizar em plataformas on-line, por meio de uma editora, no formato de um livro digital, que visará à formação docente sob as concepções educacionais da Argentina, da Bolívia, do Brasil, do Paraguai e do Uruguai. Tendo em vista esses objetivos, esta pesquisa se pauta na Metodologia de Educação Comparada, a fim de identificar o grau de semelhança ou de diferença entre os objetos analisados, abordando as fases desta metodologia, por meio de: desenho metodológico; descrição e interpretação; justaposição e comparação. Neste contexto, a justaposição e a comparação, em decorrência da Árvore de Categorias, preconizada na Metodologia de Educação Comparada, têm, como eixos norteadores: (a) Contexto sociopolítico e educativo dos países Estados Partes; (b) Trajetórias legislativas e econômicas da formação inicial dos países Estados Partes; (c) Paradigma da formação inicial de professores nos países Estados Partes; e (d) Ingresso dos docentes à profissão nos países Estados Partes. Notou-se que os responsáveis e interessados pelo desenvolvimento sociopolítico e econômico, nos sistemas educativos dos países Estados Partes do Mercosul, poderiam espelhar os modelos de acessos às instituições e compartilharem ideias que forneçam o melhor aproveitamento do processo de formação docente, de maneira que se considere o cenário multicultural da região latino-americana. Percebeu-se a necessidade de que os países Estados Partes ampliem os diálogos, visando propostas para problemas sociais, políticos e educativos semelhantes que afetam a qualidade da Educação Básica. Para a melhora da formação docente de qualidade, é preciso atender as especificidades regionais e culturais, propiciando, aos atores envolvidos com a educação, uma abordagem de valorização profissional. Assim, o desenvolvimento da identidade do professor, situado no Mercosul, pode ser contemplado por meio de mais experiências que o auxiliem a compreender os saberes que lhe apoiarão em sua prática.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia de Educação Comparadapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMercosulpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProduto Educacionalpt_BR
Título: dc.titleAnálise comparativa do sistema educativo de formação inicial do professor para a educação básicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons