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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PADILHA, JULIANA CAIXETA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PIGNATA, MARIA IZABEL BARNEZ | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-24T14:11:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-24T14:11:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://drive.google.com/open?id=1PhSdZhbH7kq__egoJRgHyInBFcyobuhY | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561291 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação constitui um estudo sobre o processo de ensino e aprendizagem envolvendo alunos com deficiência intelectual de uma unidade escolar estadual regular da rede de ensino de Goiás, do município de Goiânia, na área das Ciências da Natureza, disciplina Biologia, conteúdo Genética. O problema norteador da investigação foi quais as características da mediação docente dos conceitos básicos de Genética para alunos com deficiência intelectual. O objetivo da pesquisa foi verificar como são mediados os conceitos básicos de Genética aos alunos com deficiência intelectual de uma turma de 3.ª série do ensino médio de uma unidade estadual regular de ensino do município de Goiânia e apresentar conteúdos e estratégias de ensino na área da Educação Especial e Ciências para a formação continuada de professores, por meio de um caderno pedagógico. O estudo fundamenta-se principalmente na teoria sócio-histórica, que tem Vygotsky como um dos principais representantes, e na concepção de currículo aberto, dinâmico, flexível e dialógico estudada por Capellini; Fonseca; Júnior; Freire; Mantoan e Paganelli e em documentos oficiais de órgãos federais e estaduais. Ainda, para elucidar as conexões teóricas do ensino de Ciências, disciplina Biologia, conteúdo Genética à teoria sócio-histórica e a um currículo como possibilidade de aprendizagem e desenvolvimento para todos os alunos, apresentamos as discussões de Pozo; Crespo e Cachapuz; Praia; Jorge. O trabalho foi desenvolvido numa abordagem qualitativa, em forma de estudo de caso e teve como base a experiência de uma turma de terceira série do Ensino Médio de uma unidade escolar estadual regular da educação básica, do município de Goiânia, e contou com a participação do professor regente de Biologia, de profissionais da rede de apoio à inclusão da Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte – GO e de três alunos com deficiência intelectual. Como produto educacional deste estudo, foi elaborado, organizado e produzido um caderno pedagógico, com uma coletânea de textos que visam proporcionar estudo, reflexão e subsídios pedagógicos referentes à educação especial e ao ensino de ciências a professores e outros interessados. A análise dessa experiência evidenciou, por um lado, a necessidade de investimento na formação continuada na área de Ensino de Ciências/Biologia e Educação Especial, uma vez que ainda há muitas dificuldades e limites para aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual, e, por outro, que a mediação dos conteúdos acadêmicos para esses alunos é possível, por meio de um currículo que atenda às suas necessidades e potencialidades. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escola regular estadual | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
Título: dc.title | COLETÂNEA: ESCRITOS SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL E O ENSINO DE CIÊNCIAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
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