PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorKAADI, IZABEL CRISTINA XAVIER ROSA-
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, ILSE LEONE BORGES CHAVES DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-24T14:00:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-24T14:00:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://drive.google.com/open?id=1U9APqu8A7aMdro2x7sZUOPWIbs7BQUhx-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561289-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa de mestrado consiste na investigação das práticas de leitura literária em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública de ensino no município de Goiânia, com o objetivo de problematizar essas práticas e suas relações com a formação do aluno leitor. Formar leitores em nosso país é um imenso desafio. Em diferentes áreas do conhecimento, a leitura tem sido objeto de investigações devido aos muitos e diferentes fatores que têm contribuído para o fracasso na democratização do acesso à leitura. No que se refere à leitura literária, as dificuldades são ainda mais evidentes. Por falta de uma formação mais sólida e consistente, muitos professores acabam promovendo a inadequada escolarização da leitura literária. Tal postura, em vez de suscitar nos alunos o interesse e o gosto pela leitura, contribui para aumentar ainda mais o abismo existente entre o aluno e as práticas de leitura. Essa investigação configura-se como um estudo de caso, a partir de uma vertente qualitativa, tratando-se de uma metodologia que permite uma melhor compreensão dos problemas que envolvem a escola. O primeiro capítulo trata da conturbada relação entre leitura, escola e literatura. O segundo capítulo apresenta a metodologia da pesquisa, a contextualização da escola onde se deu a investigação e o perfil dos participantes. Aborda ainda como se deu o processo de seleção, coleta e análise dos dados. O terceiro capítulo apresenta a análise do corpus, o qual é constituído pelos dados coletados tanto no período de observação quanto no período de intervenção. No primeiro caso, foram consideradas as entrevistas gravadas em áudio com a professora regente e com os(as) alunos(as), aplicação de questionários com os pais e/ou responsáveis por esses(as) alunos(as) e a análise de documentos institucionais. No segundo, a análise se deu em torno do trabalho envolvendo as práticas de leitura literária com a turma investigada. Dessa forma, o produto educacional dessa pesquisa consiste nessa experiência de leitura literária a partir do letramento literário proposto por Cosson (2014). Seu objetivo é evidenciar a importância da inserção da literatura infantil no cotidiano escolar, bem como do papel do professor enquanto mediador no encontro entre o leitor iniciante e o texto literário. Os resultados desse estudo revelaram que, se bem fundamentado e bem articulado com as vivências dos alunos, o trabalho com a literatura infantil poderá ser um recurso fundamental para a ampliação do estímulo à leitura no ensino básico.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação do leitorpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramento literáriopt_BR
Título: dc.titlePRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
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