CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM LEITURA LITERÁRIA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRODRIGUES, LÍDIA SILVA-
Autor(es): dc.contributor.authorCOSTA, SÔNIA SANTANA DA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-24T14:52:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-24T14:52:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://drive.google.com/open?id=10vwHT7MLcAwtcxQA__zZyJM06q9XyeIW-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561250-
Resumo: dc.description.abstractEssa pesquisa vincula-se ao Programa de Pós Graduação em Ensino na Educação Básica do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (PPGEEB/CEPAE/UFG) e integra a linha de pesquisa Práticas Escolares e Aplicação do Conhecimento na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Teve como objeto de estudo a formação do leitor literário no primeiro ano do Ensino Fundamental e foi instigada a partir da seguinte problemática: o professor, ao planejar e mediar atividades envolvendo a leitura literária no processo de alfabetização e letramento considera a literatura como aporte cultural e a criança como um sujeito histórico cultural? A pesquisa objetivou verificar e compreender como se dá a formação do leitor literário no primeiro ano do Ensino Fundamental a partir do planejamento e mediação realizados pelos professores, e, ainda, identificar, por meio da prática pedagógica, aspectos facilitadores e aspectos limitadores para essa formação. A fundamentação teórica tem como pilares as concepções de autores que compreendem a criança como sujeito histórico cultural, dentre eles estão Vygotsky (1988, 1991, 1998, 2003 e 2007) e Bakhtin (2006) no que diz respeito ao aprendizado da criança e aquisição e funções da linguagem; Colomer (2007), Zilberman (2007), Rojo (2009) e Soares (2001) nos conceitos de alfabetização, letramento e literatura; Candido (2004) e Todorov (2009) para análise da literatura como fonte de humanização; Tardif (2002), Saviani (2009), Freire (2015) e Alarcão (2003) na discussão sobre a formação inicial e continuada do professor. Diante dos dados que compõem o corpus da pesquisa, elegemos a pesquisa qualitativa e a metodologia está pautada no método materialista histórico dialético, que nos auxilia apreender a realidade por meio da mediação entre o sujeito e o objeto que se pretende conhecer. Esse estudo teceu algumas considerações finais, dentre elas a de que a literatura é um bem imaterial, um instrumento cultural e uma fonte de prazer que supre as necessidades dos indivíduos pela fantasia e imaginação. A prática da leitura literária no primeiro ano do Ensino Fundamental, apesar de ser considerada essencial para a formação de sujeitos autônomos, ainda traz características de um ensino tradicional, como o seu uso com finalidades apenas didáticas. Entretanto, pudemos notar que os professores têm tido comprometimento em buscar práticas inovadoras que superem a sua própria formação enquanto leitor, a fim de garantir experiências significativas e prazerosas às crianças para que possam de fato se tornarem leitores literários.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação do leitorpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização e letramentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLeitura Literáriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConcepção Histórico Culturalpt_BR
Título: dc.titleCURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM LEITURA LITERÁRIA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typecursopt_BR
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