Práticas de cidadania nos anos iniciais: conversas sobre saneamento básico urbano com enfoque CTS/CTSA Freiriano

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santo - Ifes-
Autor(es): dc.contributor.authorAlmeida, Ivone Liphaus-
Autor(es): dc.contributor.authorLeite, Sidnei Quezada Meireles-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-13T16:36:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-13T16:36:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-11-
identificador: dc.identifier.otherPráticas de cidadania nos anos iniciais: conversas sobre saneamento básico urbano com enfoque CTS/CTSA Freiriano-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561165-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo desta investigação foi o de estudar os aspectos didático-pedagógicos do desenvolvimento de uma prática educativa, que abordou o tema gerador do saneamento básico urbano, a partir de problematizações do contexto de vida do estudante, buscando aproximações com a Pedagogia Libertadora de Paulo Freire. A intervenção escolar foi desenvolvida em uma escola da cidade de Vila Velha, no Estado do Espírito Santo, Brasil, durante o primeiro semestre de 2019, envolvendo uma turma do 5º ano, composta por 30 estudantes dos anos iniciais, com idades entre 09 e 15 anos. A organização da intervenção aconteceu em 5 etapas, a saber: 1) estudos prévios sobre temáticas da realidade do estudante; 2) organização de grupos de trabalho; 3) atividades pedagógicas visando aprofundamento de conteúdos de humanidades; 4) aula de campo; e 5) mostra cultural. Tratou-se de uma investigação qualitativa apoiada em observações, inquéritos, registros de imagens, relatos orais, escritos e leitura de documentos oficiais. Os dados coletados foram categorizados e analisados com base no método de triangulação de Augusto Triviños, na análise de conteúdo de Laurence Bardin e na análise textual discursiva à luz de Moraes e Galiazzi. Os aspectos sociofilosóficos da educação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTS/CTSA) foram fundamentados em Glen Aikenhead, Wildson Santos e Décio Auler. Os aspectos teórico-metodológicos foram analisados com base na Metodologia da Mediação Dialética proposta por Arnoni, articulada à Filosofia da Libertação de Enrique Dussel e à Pedagogia Libertadora de Paulo Freire. A culminância foi uma Mostra Cultural que contou com a participação dos estudantes e comunidade escolar. Como resultado do estudo, foi elaborado um produto educacional do tipo Caderno Pedagógico, contendo registros de momentos importantes da intervenção, a fim de abrir caminhos para os professores que desejarem abordar a temática do saneamento básico urbano nas escolas, possibilitando inovação de práticas pedagógicas no âmbito da educação básica.-
Tamanho: dc.format.extent5.167 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectSaneamento básico-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia Libertadora de Paulo Freire-
Palavras-chave: dc.subjectIntervenção escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTS/CTSA)-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia da Mediação Dialética-
Título: dc.titlePráticas de cidadania nos anos iniciais: conversas sobre saneamento básico urbano com enfoque CTS/CTSA Freiriano-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Humanidades-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestrado-
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