Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Almeida, Ivone Liphaus | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Leite, Sidnei Quezada Meireles | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-13T16:36:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-13T16:36:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | Práticas de cidadania nos anos iniciais: conversas sobre saneamento básico urbano com enfoque CTS/CTSA Freiriano | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561165 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo desta investigação foi o de estudar os aspectos didático-pedagógicos do desenvolvimento de uma prática educativa, que abordou o tema gerador do saneamento básico urbano, a partir de problematizações do contexto de vida do estudante, buscando aproximações com a Pedagogia Libertadora de Paulo Freire. A intervenção escolar foi desenvolvida em uma escola da cidade de Vila Velha, no Estado do Espírito Santo, Brasil, durante o primeiro semestre de 2019, envolvendo uma turma do 5º ano, composta por 30 estudantes dos anos iniciais, com idades entre 09 e 15 anos. A organização da intervenção aconteceu em 5 etapas, a saber: 1) estudos prévios sobre temáticas da realidade do estudante; 2) organização de grupos de trabalho; 3) atividades pedagógicas visando aprofundamento de conteúdos de humanidades; 4) aula de campo; e 5) mostra cultural. Tratou-se de uma investigação qualitativa apoiada em observações, inquéritos, registros de imagens, relatos orais, escritos e leitura de documentos oficiais. Os dados coletados foram categorizados e analisados com base no método de triangulação de Augusto Triviños, na análise de conteúdo de Laurence Bardin e na análise textual discursiva à luz de Moraes e Galiazzi. Os aspectos sociofilosóficos da educação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTS/CTSA) foram fundamentados em Glen Aikenhead, Wildson Santos e Décio Auler. Os aspectos teórico-metodológicos foram analisados com base na Metodologia da Mediação Dialética proposta por Arnoni, articulada à Filosofia da Libertação de Enrique Dussel e à Pedagogia Libertadora de Paulo Freire. A culminância foi uma Mostra Cultural que contou com a participação dos estudantes e comunidade escolar. Como resultado do estudo, foi elaborado um produto educacional do tipo Caderno Pedagógico, contendo registros de momentos importantes da intervenção, a fim de abrir caminhos para os professores que desejarem abordar a temática do saneamento básico urbano nas escolas, possibilitando inovação de práticas pedagógicas no âmbito da educação básica. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 5.167 KB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saneamento básico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia Libertadora de Paulo Freire | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intervenção escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTS/CTSA) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia da Mediação Dialética | - |
Título: dc.title | Práticas de cidadania nos anos iniciais: conversas sobre saneamento básico urbano com enfoque CTS/CTSA Freiriano | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Humanidades | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO_EDUCACIONAL_IVONE LIPHAUS.pdf | 5.17 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/561165/2/PRODUTO_EDUCACIONAL_IVONE LIPHAUS.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons