Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM Campus Manaus Centro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Ronison Oliveira da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Daniel Nascimento e | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-13T15:15:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-13T15:15:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | Autocapacitação para Coordenadores de Graduação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561164 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O produto intitulado “Autocapacitação para Co- ordenadores de Graduação” é voltado para professores e gestores atuantes na educação superior que já trabalham ou pretendem exercer a função de coordenador de cursos de graduação. O objetivo do produto é capacitar estes profissionais através do ensino de procedimentos gerenciais que ao serem colocados em prática elevam a probabilidade de sucesso do curso nas avaliações periódicas realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Para tanto, foi elaborado um curso na modalidade MOOC (Massive Online Open Courses), composto por quatro módulos, cada qual com seus e-books correspondentes, os quais contém os conteúdos necessários para que o coordenador de curso obtenha o êxito pretendido na gestão de cursos superiores. A definição dos conhecimentos que compõem os módulos do produto ocorreu a partir da definição de Nascimento-e-Silva (2018), a qual diz que o coordenador deve atentar para as funções gerenciais e de regulação de seu curso. O estudo identificou que a autocapacitação proposta para dirigentes de graduação se mostrou uma excelente ferramenta, a qual pode ser utilizada como guia didático na gestão de cursos superiores. Isto contribui para o fortalecimento da educação profissional e tecnológica, através do atendimento preciso dos normativos exigidos pelo INEP. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.676 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação de Cursos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | MOOC | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | E-books | pt_BR |
Título: dc.title | Autocapacitação para Coordenadores de Graduação | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática de Pesquisa Orientada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons