Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Guerra, Genaína | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Noll, Matias | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-13T22:04:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-13T22:04:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | Elaboração do Projeto: desenvolvendo a pesquisa no Ensino Médio | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561118 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional é resultado da minha pesquisa de Mestrado intitulada “Metodologia Cientifica no Ensino Médio Integrado: um estudo de caso no Instituto Federal Goiano - Campus Ceres”, apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal Goiano – Campus Morrinhos. Surgiu das dificuldades relatadas pelos estudantes do ensino médio integrado em realizar pesquisa cientifica, especialmente na elaboração do projeto de pesquisa, na escrita e nas estruturas que compõem este tipo de atividade. A partir daí, preparamos esta proposta de material didático com o objetivo de multiplicar conhecimentos sobre a realização de pesquisa no ensino médio mostrando de maneira simples e dinâmica as etapas de um projeto de pesquisa para que os estudantes tenham um primeiro contato com a produção do conhecimento. Para isso, buscamos algumas bibliografas sobre Metodologia Científica que trazem os conteúdos necessários ao desenvolvimento de uma pesquisa, como Antônio Carlos Gil, Gilson Luiz Volpato, Marina de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos, Antônio Joaquim Severino, dentre outros. Assim, este material, dividido em três partes, pretende ser um suporte aos professores e estudantes do ensino médio para apurar o senso crítico-reflexivo diante dos conhecimentos adquiridos no ambiente escolar e em seu cotidiano. Na primeira parte fazemos uma breve apresentação do que é ciência, do método científico e o que se entende por pesquisa científica. Num segundo momento, tratamos mais especificamente da elaboração de um projeto de pesquisa, por meio da caracterização da introdução, referencial teórico, metodologia, cronograma, recursos necessários e referências bibliográficas. Nesta parte final, apresentamos uma proposta de construção de um projeto de pesquisa e algumas sugestões de atividades para o desenvolvimento dos conteúdos sobre Metodologia Científica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfEPT | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
Título: dc.title | Elaboração de projeto: desenvolvendo a pesquisa no Ensino Médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO EDUCACIONAL 04-12-19 CC-BY-NC-SA.pdf | 2,29 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/561118/2/PRODUTO EDUCACIONAL 04-12-19 CC-BY-NC-SA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons