Elaboração de projeto: desenvolvendo a pesquisa no Ensino Médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal Goianopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGuerra, Genaína-
Autor(es): dc.contributor.authorNoll, Matias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-13T22:04:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-13T22:04:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-20-
identificador: dc.identifier.otherElaboração do Projeto: desenvolvendo a pesquisa no Ensino Médiopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561118-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional é resultado da minha pesquisa de Mestrado intitulada “Metodologia Cientifica no Ensino Médio Integrado: um estudo de caso no Instituto Federal Goiano - Campus Ceres”, apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal Goiano – Campus Morrinhos. Surgiu das dificuldades relatadas pelos estudantes do ensino médio integrado em realizar pesquisa cientifica, especialmente na elaboração do projeto de pesquisa, na escrita e nas estruturas que compõem este tipo de atividade. A partir daí, preparamos esta proposta de material didático com o objetivo de multiplicar conhecimentos sobre a realização de pesquisa no ensino médio mostrando de maneira simples e dinâmica as etapas de um projeto de pesquisa para que os estudantes tenham um primeiro contato com a produção do conhecimento. Para isso, buscamos algumas bibliografas sobre Metodologia Científica que trazem os conteúdos necessários ao desenvolvimento de uma pesquisa, como Antônio Carlos Gil, Gilson Luiz Volpato, Marina de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos, Antônio Joaquim Severino, dentre outros. Assim, este material, dividido em três partes, pretende ser um suporte aos professores e estudantes do ensino médio para apurar o senso crítico-reflexivo diante dos conhecimentos adquiridos no ambiente escolar e em seu cotidiano. Na primeira parte fazemos uma breve apresentação do que é ciência, do método científico e o que se entende por pesquisa científica. Num segundo momento, tratamos mais especificamente da elaboração de um projeto de pesquisa, por meio da caracterização da introdução, referencial teórico, metodologia, cronograma, recursos necessários e referências bibliográficas. Nesta parte final, apresentamos uma proposta de construção de um projeto de pesquisa e algumas sugestões de atividades para o desenvolvimento dos conteúdos sobre Metodologia Científica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPesquisapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfEPTpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médiopt_BR
Título: dc.titleElaboração de projeto: desenvolvendo a pesquisa no Ensino Médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons