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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUZA, LEANDRO DELGADO | - |
Autor(es): dc.contributor.author | RODRIGUES, ELISÂNGELA VALEVEIN | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-05T19:14:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-05T19:14:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | INSTITUTO DE HACKERS: OFICINA DE PROGRAMAÇÃO BASEADA EM BLOCOS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561103 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A educação profissional e tecnológica contemporânea tem suas bases na relação entre a educação e o mundo do trabalho, com objetivo de promover a concepção de estudantes autônomos, críticos, capazes de construir seu conhecimento, com base em atividades práticas, teóricas e interdisciplinares. A programação, por suas características, desperta a criatividade, o raciocínio lógico, a construção passo a passo de soluções de problemas reais, transportados para o mundo computacional. Tendo essa base e relação entre educação profissional e tecnológica com a programação de computadores, este produto educacional é uma proposta de ensino indicada a professores da área de computação que trabalhem ou desejam ensinar lógica de programação em suas aulas, ou ministrar cursos ou oficinas de programação. Esta proposta de ensino pode ser ministrada no formato de oficinas com duração de 20 horas aulas, para alunos de ensino médio técnico integrado. A linguagem base utilizada é a Blockly, para servir de base para outras aplicações utilizarem a linguagem de blocos como ferramenta para a construção de programas, animações, histórias e games. Os softwares utilizados são o Scratch e a Hora do Código. Espera-se que essa oficina sirva como base orientadora aos docentes da área que trabalhem com o ensino de programação, ou desejem trabalhar com ensino de programação em suas aulas, e que os estudantes tenham contato com o mundo da programação, desmistificando essa área tão abrangente e complexa, e desenvolvam o pensamento computacional, tão importante para os dias atuais | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | PENSAMENTO COMPUTACIONAL | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | APRENDIZAGEM SITUADA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | EDUCAÇÃO PROFISSIONAL | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | PROFEPT | pt_BR |
Título: dc.title | INSTITUTO DE HACKERS: OFICINA DE PROGRAMAÇÃO BASEADA EM BLOCOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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