INSTITUTO DE HACKERS: OFICINA DE PROGRAMAÇÃO BASEADA EM BLOCOS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO PARANÁpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUZA, LEANDRO DELGADO-
Autor(es): dc.contributor.authorRODRIGUES, ELISÂNGELA VALEVEIN-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-05T19:14:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-05T19:14:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-07-
identificador: dc.identifier.otherINSTITUTO DE HACKERS: OFICINA DE PROGRAMAÇÃO BASEADA EM BLOCOSpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561103-
Resumo: dc.description.abstractA educação profissional e tecnológica contemporânea tem suas bases na relação entre a educação e o mundo do trabalho, com objetivo de promover a concepção de estudantes autônomos, críticos, capazes de construir seu conhecimento, com base em atividades práticas, teóricas e interdisciplinares. A programação, por suas características, desperta a criatividade, o raciocínio lógico, a construção passo a passo de soluções de problemas reais, transportados para o mundo computacional. Tendo essa base e relação entre educação profissional e tecnológica com a programação de computadores, este produto educacional é uma proposta de ensino indicada a professores da área de computação que trabalhem ou desejam ensinar lógica de programação em suas aulas, ou ministrar cursos ou oficinas de programação. Esta proposta de ensino pode ser ministrada no formato de oficinas com duração de 20 horas aulas, para alunos de ensino médio técnico integrado. A linguagem base utilizada é a Blockly, para servir de base para outras aplicações utilizarem a linguagem de blocos como ferramenta para a construção de programas, animações, histórias e games. Os softwares utilizados são o Scratch e a Hora do Código. Espera-se que essa oficina sirva como base orientadora aos docentes da área que trabalhem com o ensino de programação, ou desejem trabalhar com ensino de programação em suas aulas, e que os estudantes tenham contato com o mundo da programação, desmistificando essa área tão abrangente e complexa, e desenvolvam o pensamento computacional, tão importante para os dias atuaispt_BR
Tamanho: dc.format.extent1MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPENSAMENTO COMPUTACIONALpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAPRENDIZAGEM SITUADApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEDUCAÇÃO PROFISSIONALpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPROFEPTpt_BR
Título: dc.titleINSTITUTO DE HACKERS: OFICINA DE PROGRAMAÇÃO BASEADA EM BLOCOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons