Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Metropolitana de Santos | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Andreeta, Tiago Efrem | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Carramillo-Going, Luana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-12-29T16:06:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-12-29T16:06:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-13 | - |
identificador: dc.identifier.other | PROPOSTA DE ENSINO O IDEAL E O REAL DO LÚDICO NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELAÇÕES QUE SE ENTRELAÇAM | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561046 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto, originado a partir da dissertação de mestrado intitulada “O lúdico no primeiro ano do ensino fundamental: o real e o ideal” (ANDREETA, 2019), tem por objetivo apresentar uma proposta de formação continuada a professores e membros de Equipe Gestora de primeiro ano, com vistas à troca de experiências e enriquecimento teórico, a fim de que as metodologias redefinam espaços, tempos e materiais, planejando o trabalho com os conteúdos inerentes aos diversos componentes curriculares por meio do lúdico. Compreende, desta forma, que o “ideal”, tido como os documentos e teorias norteadoras, deve se entrelaçar ao “real”, ou seja, ao que ocorre no cotidiano em sala de aula. Para tal, apresenta a legislação referente à obrigatoriedade de ingresso das crianças com seis anos de idade no ensino fundamental, complementada pelos documentos oficiais referentes ao município de Santos – SP e pela análise da realidade local. Com base nessas informações, realiza levantamento de estudos teóricos para constituir o corpus do trabalho com professores, baseando-se nas ideias de Piaget (1999; 2014), Winnicott (1975), De Masi (2000), Oliveira (2000a; 2000b), Csikszentmihalyi (1998), Sakamoto (2008; 2012) e Oliveira (2013) para compreender conteúdos referentes ao lúdico, à criatividade e ao estudo da infraestrutura no atendimento a essas crianças. Elabora uma proposta de formação continuada a professores de primeiro ano, com vistas à troca de experiências e enriquecimento teórico, a fim de que as metodologias redefinam espaços, tempos e materiais, entrelaçando os saberes com o lúdico, contribuindo para a construção de um primeiro ano condizente com as necessidades específicas da faixa etária. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Primeiro ano do ensino fundamental. Lúdico. Práticas docentes. Formação de professores. | pt_BR |
Título: dc.title | O IDEAL E O REAL DO LÚDICO NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELAÇÕES QUE SE ENTRELAÇAM | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | curso | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional: Práticas Docentes no Ensino Fundamental | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ensino Fundamental | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons