O IDEAL E O REAL DO LÚDICO NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELAÇÕES QUE SE ENTRELAÇAM

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Metropolitana de Santospt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAndreeta, Tiago Efrem-
Autor(es): dc.contributor.authorCarramillo-Going, Luana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-12-29T16:06:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-12-29T16:06:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-13-
identificador: dc.identifier.otherPROPOSTA DE ENSINO O IDEAL E O REAL DO LÚDICO NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELAÇÕES QUE SE ENTRELAÇAMpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561046-
Resumo: dc.description.abstractEste produto, originado a partir da dissertação de mestrado intitulada “O lúdico no primeiro ano do ensino fundamental: o real e o ideal” (ANDREETA, 2019), tem por objetivo apresentar uma proposta de formação continuada a professores e membros de Equipe Gestora de primeiro ano, com vistas à troca de experiências e enriquecimento teórico, a fim de que as metodologias redefinam espaços, tempos e materiais, planejando o trabalho com os conteúdos inerentes aos diversos componentes curriculares por meio do lúdico. Compreende, desta forma, que o “ideal”, tido como os documentos e teorias norteadoras, deve se entrelaçar ao “real”, ou seja, ao que ocorre no cotidiano em sala de aula. Para tal, apresenta a legislação referente à obrigatoriedade de ingresso das crianças com seis anos de idade no ensino fundamental, complementada pelos documentos oficiais referentes ao município de Santos – SP e pela análise da realidade local. Com base nessas informações, realiza levantamento de estudos teóricos para constituir o corpus do trabalho com professores, baseando-se nas ideias de Piaget (1999; 2014), Winnicott (1975), De Masi (2000), Oliveira (2000a; 2000b), Csikszentmihalyi (1998), Sakamoto (2008; 2012) e Oliveira (2013) para compreender conteúdos referentes ao lúdico, à criatividade e ao estudo da infraestrutura no atendimento a essas crianças. Elabora uma proposta de formação continuada a professores de primeiro ano, com vistas à troca de experiências e enriquecimento teórico, a fim de que as metodologias redefinam espaços, tempos e materiais, entrelaçando os saberes com o lúdico, contribuindo para a construção de um primeiro ano condizente com as necessidades específicas da faixa etária.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPrimeiro ano do ensino fundamental. Lúdico. Práticas docentes. Formação de professores.pt_BR
Título: dc.titleO IDEAL E O REAL DO LÚDICO NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELAÇÕES QUE SE ENTRELAÇAMpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typecursopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional: Práticas Docentes no Ensino Fundamentalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEnsino Fundamentalpt_BR
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