Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Anápolis | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Mendonça, Rafaela Soares | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Dias, Luciana Campos de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-12-20T20:08:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-12-20T20:08:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | MEMÓRIAS DE UM CLUBE DE LEITURA_da concepção às práticas de leitura | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/560966 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este escrito é um produto educacional fruto da pesquisa de mestrado intitulada “Jovens do Ensino Médio Integrado omo leitores e pronunciadores do mundo: a Biblioteca como espaço de produção de narrativas de leituras”, apresentada ao Programa de Pós-Graduação a nível de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Anápolis. Trata-se de uma produção colaborativa que descreve os procedimentos para a criação e dinamização de um Clube de leitura, bem como, a descrição de práticas culturais e sociais de leitura e formação de leitores. O intuito dessa obra é, por meio das práticas sociais de leitura, estimular o jovem leitor a buscar autonomia e tornar-se crítico e consciente frente à sua atuação no mundo. A fim de que os leitores não apenas leiam, mas que também sejam lidos, o produto educacional conta com participação ativa de jovens leitores que, através da construção de sentidos daquilo que leem, se propõem a escrever e narrar suas percepções e fazer suas próprias releituras. A partir de suas vivências e leituras de mundo e, por meio da partilha e socialização dos seus escritos, os jovens revelam ações concretas da influência das práticas de leitura e formação de leitores para aquisição da criticidade. Esta criação é uma produção de muitas mãos, ou seja, possui como partícipes e copartícipes não apenas a pesquisadora que vos escreve, mas também, os jovens leitores do Clube de Leitura. Neste sentido, todos engajam-se numa mesma perspectiva: contribuir para o fomento à leitura. Diante disso, este produto visa auxiliar mediadores da leitura (professores, bibliotecários, pais, familiares, dentre outros) à sistematização de um Clube de Leitura que verse sobre a formação de jovens leitores, como sujeitos críticos, conscientes e reflexivos. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 1.572 KB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Clube de Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jovens leitores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mediação - leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura - narrativas | - |
Título: dc.title | MEMÓRIAS DE UM CLUBE DE LEITURA JUVENIL: da concepção às práticas sociais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons