MEMÓRIAS DE UM CLUBE DE LEITURA JUVENIL: da concepção às práticas sociais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Anápolis-
Autor(es): dc.contributor.authorMendonça, Rafaela Soares-
Autor(es): dc.contributor.authorDias, Luciana Campos de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-12-20T20:08:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-12-20T20:08:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-20-
identificador: dc.identifier.otherMEMÓRIAS DE UM CLUBE DE LEITURA_da concepção às práticas de leitura-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/560966-
Resumo: dc.description.abstractEste escrito é um produto educacional fruto da pesquisa de mestrado intitulada “Jovens do Ensino Médio Integrado omo leitores e pronunciadores do mundo: a Biblioteca como espaço de produção de narrativas de leituras”, apresentada ao Programa de Pós-Graduação a nível de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Anápolis. Trata-se de uma produção colaborativa que descreve os procedimentos para a criação e dinamização de um Clube de leitura, bem como, a descrição de práticas culturais e sociais de leitura e formação de leitores. O intuito dessa obra é, por meio das práticas sociais de leitura, estimular o jovem leitor a buscar autonomia e tornar-se crítico e consciente frente à sua atuação no mundo. A fim de que os leitores não apenas leiam, mas que também sejam lidos, o produto educacional conta com participação ativa de jovens leitores que, através da construção de sentidos daquilo que leem, se propõem a escrever e narrar suas percepções e fazer suas próprias releituras. A partir de suas vivências e leituras de mundo e, por meio da partilha e socialização dos seus escritos, os jovens revelam ações concretas da influência das práticas de leitura e formação de leitores para aquisição da criticidade. Esta criação é uma produção de muitas mãos, ou seja, possui como partícipes e copartícipes não apenas a pesquisadora que vos escreve, mas também, os jovens leitores do Clube de Leitura. Neste sentido, todos engajam-se numa mesma perspectiva: contribuir para o fomento à leitura. Diante disso, este produto visa auxiliar mediadores da leitura (professores, bibliotecários, pais, familiares, dentre outros) à sistematização de um Clube de Leitura que verse sobre a formação de jovens leitores, como sujeitos críticos, conscientes e reflexivos.-
Tamanho: dc.format.extent1.572 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectClube de Leitura-
Palavras-chave: dc.subjectJovens leitores-
Palavras-chave: dc.subjectMediação - leitura-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura - narrativas-
Título: dc.titleMEMÓRIAS DE UM CLUBE DE LEITURA JUVENIL: da concepção às práticas sociais-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons