
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Carvalho Reis Martins, Tatiana | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Moretti Luchesi, Bruna | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Dias Reis Pessalacia, Juliana | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-12-20T18:02:36Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-12-20T18:02:36Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-17 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Educação em Saúde na Escola Relatos de Experiência | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/560963 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este livro traduz os esforços empreendidos nos últimos anos para a adequação curricular do Curso de Medicina do Campus de Três Lagoas (CPTL) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com vistas a atender aos requisitos das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os Cursos de Medicina no Brasil, publicadas em 2014. Tais diretrizes preconizam a Educação em Saúde como Área de competência necessária para a articulação entre conhecimentos, habilidades e atitudes requeridas do egresso, para o futuro exercício profissional do médico. Dentre os objetivos da formação desta competência, destaca-se a relevância do ‘aprender interprofissionalmente’, através da troca de saberes com profissionais da área da saúde e outras áreas do conhecimento, tais como os profissionais da área de Educação. Assim, a presente obra conta com os relatos de experiências de acadêmicos de Medicina, sob a orientação de docentes Enfermeiros, Psicólogos e Nutricionistas, durante a realização de ações de Educação em Saúde na Escola voltadas para diferentes temáticas direcionadas à prevenção e promoção em saúde de escolares. As atividades de Educação em Saúde foram realizadas junto a alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas municipais e estaduais do município de Três Lagoas/MS. Entretanto, esta obra restringe-se a relatar as percepções e experiências dos acadêmicos de Medicina em tais ações, preservando-se as informações e imagens dos escolares, com vistas a atender os pressupostos éticos da pesquisa envolvendo seres humanos. Assim, tratam-se de relatos unicamente dos acadêmicos, os quais constituem-se autores desta obra, dispensando-se a necessidade de apreciação por Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) com seres humanos. O conteúdo abrange informações atualizadas sobre recursos metodológicos inovadores utilizados para a promoção do aprendizado e mudança de atitudes em escolares e sobre resultados de pesquisas nas temáticas de interesse da área de Saúde Coletiva. Dentre as temáticas de Educação em Saúde abordadas nos relatos, destacamse as atividades voltadas para prevenção e promoção em saúde relacionadas ao uso e abuso de álcool e drogas, tabagismo, violência, bullying, gravidez e doenças sexualmente transmissíveis na adolescência, depressão e suicídio, higiene e parasitoses. Os resultados das experiências aqui relatadas são de grande relevância para a aplicação das metodologias utilizadas em campo em unidades curriculares de Cursos de Medicina no país e para que seja vislumbrada a importância de tais ações para a formação do acadêmico, com vistas à interprofissionalidade e à prática intersetorial. Além disso proporciona subsídios para gestores de saúde proporem ações intersetoriais em saúde, envolvendo profissionais da saúde, assistência social e educação, considerando-se as complexidades das questões sociais encontradas na escola. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 9,09MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | saúde | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | saúde na escola | pt_BR |
| Título: dc.title | Educação em Saúde na Escola: Relatos de Experiência | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Educação em Saúde na Escola Relatos de Experiência.pdf | 9,32 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/560963/1/Educação em Saúde na Escola Relatos de Experiência.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: