Educação em Saúde na Escola: Relatos de Experiência

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorCarvalho Reis Martins, Tatiana-
Autor(es): dc.contributor.authorMoretti Luchesi, Bruna-
Autor(es): dc.contributor.authorDias Reis Pessalacia, Juliana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-12-20T18:02:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-12-20T18:02:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-17-
identificador: dc.identifier.otherEducação em Saúde na Escola Relatos de Experiênciapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/560963-
Resumo: dc.description.abstractEste livro traduz os esforços empreendidos nos últimos anos para a adequação curricular do Curso de Medicina do Campus de Três Lagoas (CPTL) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com vistas a atender aos requisitos das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os Cursos de Medicina no Brasil, publicadas em 2014. Tais diretrizes preconizam a Educação em Saúde como Área de competência necessária para a articulação entre conhecimentos, habilidades e atitudes requeridas do egresso, para o futuro exercício profissional do médico. Dentre os objetivos da formação desta competência, destaca-se a relevância do ‘aprender interprofissionalmente’, através da troca de saberes com profissionais da área da saúde e outras áreas do conhecimento, tais como os profissionais da área de Educação. Assim, a presente obra conta com os relatos de experiências de acadêmicos de Medicina, sob a orientação de docentes Enfermeiros, Psicólogos e Nutricionistas, durante a realização de ações de Educação em Saúde na Escola voltadas para diferentes temáticas direcionadas à prevenção e promoção em saúde de escolares. As atividades de Educação em Saúde foram realizadas junto a alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas municipais e estaduais do município de Três Lagoas/MS. Entretanto, esta obra restringe-se a relatar as percepções e experiências dos acadêmicos de Medicina em tais ações, preservando-se as informações e imagens dos escolares, com vistas a atender os pressupostos éticos da pesquisa envolvendo seres humanos. Assim, tratam-se de relatos unicamente dos acadêmicos, os quais constituem-se autores desta obra, dispensando-se a necessidade de apreciação por Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) com seres humanos. O conteúdo abrange informações atualizadas sobre recursos metodológicos inovadores utilizados para a promoção do aprendizado e mudança de atitudes em escolares e sobre resultados de pesquisas nas temáticas de interesse da área de Saúde Coletiva. Dentre as temáticas de Educação em Saúde abordadas nos relatos, destacamse as atividades voltadas para prevenção e promoção em saúde relacionadas ao uso e abuso de álcool e drogas, tabagismo, violência, bullying, gravidez e doenças sexualmente transmissíveis na adolescência, depressão e suicídio, higiene e parasitoses. Os resultados das experiências aqui relatadas são de grande relevância para a aplicação das metodologias utilizadas em campo em unidades curriculares de Cursos de Medicina no país e para que seja vislumbrada a importância de tais ações para a formação do acadêmico, com vistas à interprofissionalidade e à prática intersetorial. Além disso proporciona subsídios para gestores de saúde proporem ações intersetoriais em saúde, envolvendo profissionais da saúde, assistência social e educação, considerando-se as complexidades das questões sociais encontradas na escola.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9,09MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectsaúdept_BR
Palavras-chave: dc.subjectsaúde na escolapt_BR
Título: dc.titleEducação em Saúde na Escola: Relatos de Experiênciapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais