Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Goiás - Câmpus Anápolis | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Paulo Roberto de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Viana Neto, Alcyr Alves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-12-18T22:15:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-12-18T22:15:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://educacaoviolenciaescolar.blogspot.com/ | - |
identificador: dc.identifier.other | https://educacaoviolenciaescolar.blogspot.com/ | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/560907 | - |
Resumo: dc.description.abstract | RESUMO A educação é primordial para o ser humano, e considerada em sua integralidade, abrange a formação ética, intelectual e estética dos educandos. O sucesso desta obra envolve os agentes da educação, o que remete à relação escola-família, além da discussão sobre outras agências socializadoras que influenciam na formação de valores das gerações mais novas. Diante da situação grave de violência na atualidade, especialmente a educação no âmbito escolar, e tendo em vista a educação ética como integrante do processo formativo dos sujeitos, convém investigar se há relação entre a violência e a ética. O problema de pesquisa é: de que forma os estudos recentes sobre relação escola-família no Brasil abordam a formação ética e seus desdobramentos na questão da violência? O objetivo geral deste estudo é investigar de que forma estudos recentes sobre relação escola-família no Brasil abordam a formação ética dos estudantes e quais são os eventuais desdobramentos na questão da violência. O presente estudo é um Estado da Arte, de cunho bibliográfico, realizado no Portal de Periódicos da CAPES, com trabalhos publicados entre 2013 e 2018. A pesquisa é do tipo descritivo, e as perguntas que a norteiam são: Quais deficiências são apontadas pelos estudos pesquisados no que tange à formação ética dos estudantes? Os estudos verificados apontam uma relação causal entre essa eventual deficiência na formação ética e a violência? Os estudos verificados apontam de que forma famílias e escolas percebem sua influência na formação ética dos estudantes? Destacamos que 7 trabalhos tratam especificamente da formação ética, sendo que 1 deles aponta a violência como resultado da carência na educação ética; 4 trabalhos relacionam a violência à carência de formação ética; 6 tratam da formação geral ou integral e 9 discutem a violência no âmbito escolar. Evidencia-se a necessidade de fortalecimento dos agentes da educação quanto à formação ética como forma de combate à violência, já que trabalhos pesquisados apontam a violência como falta de ética, e a formação neste campo como resultado do fortalecimento da família e da escola, embora não se possa culpabilizar estes dois agentes da educação pela crise ética, já que os autores estudados também apontam para uma crise de valores e uma crise de autoridade na atualidade. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | HTML | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Palavras-chave: Educação. Escola. Família. Ética. Violência. | pt_BR |
Título: dc.title | Relação escola-família, ética e violência: análise sobre levantamentos realizados no período de 2013 a 2018 no Brasil. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | portal | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educacional, como parte integrante da dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Portal |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons