Relação escola-família, ética e violência: análise sobre levantamentos realizados no período de 2013 a 2018 no Brasil.

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Goiás - Câmpus Anápolispt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Paulo Roberto de Oliveira-
Autor(es): dc.contributor.authorViana Neto, Alcyr Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-12-18T22:15:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-12-18T22:15:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://educacaoviolenciaescolar.blogspot.com/-
identificador: dc.identifier.otherhttps://educacaoviolenciaescolar.blogspot.com/pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/560907-
Resumo: dc.description.abstractRESUMO A educação é primordial para o ser humano, e considerada em sua integralidade, abrange a formação ética, intelectual e estética dos educandos. O sucesso desta obra envolve os agentes da educação, o que remete à relação escola-família, além da discussão sobre outras agências socializadoras que influenciam na formação de valores das gerações mais novas. Diante da situação grave de violência na atualidade, especialmente a educação no âmbito escolar, e tendo em vista a educação ética como integrante do processo formativo dos sujeitos, convém investigar se há relação entre a violência e a ética. O problema de pesquisa é: de que forma os estudos recentes sobre relação escola-família no Brasil abordam a formação ética e seus desdobramentos na questão da violência? O objetivo geral deste estudo é investigar de que forma estudos recentes sobre relação escola-família no Brasil abordam a formação ética dos estudantes e quais são os eventuais desdobramentos na questão da violência. O presente estudo é um Estado da Arte, de cunho bibliográfico, realizado no Portal de Periódicos da CAPES, com trabalhos publicados entre 2013 e 2018. A pesquisa é do tipo descritivo, e as perguntas que a norteiam são: Quais deficiências são apontadas pelos estudos pesquisados no que tange à formação ética dos estudantes? Os estudos verificados apontam uma relação causal entre essa eventual deficiência na formação ética e a violência? Os estudos verificados apontam de que forma famílias e escolas percebem sua influência na formação ética dos estudantes? Destacamos que 7 trabalhos tratam especificamente da formação ética, sendo que 1 deles aponta a violência como resultado da carência na educação ética; 4 trabalhos relacionam a violência à carência de formação ética; 6 tratam da formação geral ou integral e 9 discutem a violência no âmbito escolar. Evidencia-se a necessidade de fortalecimento dos agentes da educação quanto à formação ética como forma de combate à violência, já que trabalhos pesquisados apontam a violência como falta de ética, e a formação neste campo como resultado do fortalecimento da família e da escola, embora não se possa culpabilizar estes dois agentes da educação pela crise ética, já que os autores estudados também apontam para uma crise de valores e uma crise de autoridade na atualidade.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeHTMLpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPalavras-chave: Educação. Escola. Família. Ética. Violência.pt_BR
Título: dc.titleRelação escola-família, ética e violência: análise sobre levantamentos realizados no período de 2013 a 2018 no Brasil.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeportalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacional, como parte integrante da dissertaçãopt_BR
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