COMPREENDENDO ASPECTOS DA COERÊNCIA TEXTUAL NA ESCRITA DE ALUNOS SURDOS

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCASTRO, CRISTINA DINIZ LUCAS-
Autor(es): dc.contributor.authorMOURA, ELISANDRA FILETTI-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-12-18T18:42:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-12-18T18:42:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://drive.google.com/open?id=1mvUCA1NhvZT7eLAHm49V8aaSS3lGBTu0-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/560905-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo investigar as produções linguísticas textuais de alunos surdos a partir da análise da coerência, direcionando o olhar para os aspectos e elementos que constituem o sentido desses textos. A pesquisa objetiva também trazer algumas reflexões sobre o contexto interlocutivo no qual estes textos foram produzidos, possibilitando assim uma discussão acerca do ensino de Português para surdos e do processo de avaliação dessa escrita no contexto escolar. Sob o ponto de vista metodológico, baseada em André (1995), Moreira e Caleffe (2008), Severino (2007), Oliveira (2008), dentre outros, esta é uma pesquisa qualitativa, cuja proposta é a realização de um estudo de caso que investiga se há coerência textual presente na escrita de duas alunas surdas da rede pública, sendo uma da escola regular e a outra de uma escola exclusiva para alunos surdos. Sob o ponto de visto teórico, o estudo apresenta questões referentes à linguagem, fundamentada na teoria de Bakhtin (1997, 1999), sobretudo no que se refere ao princípio do dialogismo, cuja concepção é de que a relação com o outro é o princípio constitutivo da linguagem e a condição de sentido do discurso. Foram utilizados ainda pressupostos teóricos da Linguística textual, baseados nos estudos de autores como Antunes (2005, 2010), Koch (2016), Koch e Travaglia (2002, 2015) e Marcuschi (2008), cujos preceitos privilegiam o ensino de língua numa perspectiva interacional e cuja análise linguística leva em consideração que a constituição da coerência no texto não é um ato individual , mas um ato de reciprocidade, no qual os sentidos advêm tanto do processo de planejamento do autor quanto da capacidade do leitor em acessar os sentidos propostos. Para as discussões acerca do ensino de português para surdos, particularmente no que se refere à escrita dos surdos e à avaliação dessa escrita no contexto escolar, este trabalho embasou-se em importantes teóricos da área de surdez, como Brito (1995), Fernandes (2006, 2016), Grannier (2007), Guarinello (2007), Skliar (2012), dentre outros. Foram descritos e analisados os mecanismos textuais utilizados por essas alunas na produção textual, observando a construção da coerência discursiva e as possíveis interferências da Língua de sinais nesse processo, buscando assim dar contribuições para que o professor possa entender melhor as peculiaridades dessa escrita e refletir sobre sua prática pedagógica. Os resultados apontaram que a escrita em língua portuguesa das alunas sofreu grandes influências da estrutura da Libras, no entanto, essas diferenças não comprometeram a coerência global do texto. Além disso, o estudo constatou que a estudante inserida em um ambiente linguístico mais favorável para interação em Libras apresentou uma escrita mais clara e coerente. Como produto educacional final foi elaborado um material com orientações cujo objetivo é auxiliar o professor a compreender as peculiaridades desta escrita e identificar nela os fatores responsáveis pela coerência textual.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLibraspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProdução Textual e Coerênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
Título: dc.titleCOMPREENDENDO ASPECTOS DA COERÊNCIA TEXTUAL NA ESCRITA DE ALUNOS SURDOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
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