Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espirito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pivetta, Usalio Braz | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Saquetto, Diermerson | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-12-16T14:00:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-12-16T14:00:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
identificador: dc.identifier.other | Araguaya: potencialidades históricas e educacionais nas montanhas capixabas. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/560887 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este material educativo integra uma pesquisa do Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades, do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) – Campus Vitória, e faz parte das produções do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação na Cidade e Humanidades (GEPECH). A investigação “A Imigração em diálogo com o Ensino de História: as potencialidades da Vila de Araguaya para mediar às discussões sobre Memória, Cultura e Identidade” foi desenvolvida entre 2017 e 2019 e está vinculada à linha de pesquisa de formação de professores, cujo objetivo é apresentar o estudo sobre o acervo cultural presente na Vila de Araguaya, distrito de Marechal Floriano – ES, e seus espaços potenciais para dialogar com o ensino de história e memória da imigração para a região de montanhas do Espírito Santo, respeitando o recorte temporal dos fins do século XIX até a primeira metade do século XX, a partir de aulas in loco. A construção desse livro, enquanto material educativo, visa cumprir uma exigência dos mestrados profissionais na área de ensino e contribuir para práticas educativas problematizadoras apresentando o acervo cultural da Vila de Araguaya, por meio de uma proposta pedagógica temática baseada nos pressupostos da cidade educativa presente na pedagogia freireana.Objetiva ainda colaborar para que ocorram discussões sobre a imigração para o ES e haja estímulo à reflexão de alunos e professores a fim de favorecer a atuação desses sujeitos como (re)conhecedores de sua própria pertença histórica, sujeitos dotados de potencial para intervir na práxis social. Assim, este livro está organizado em capítulos, nos quais apresentam-se alguns conceitos, propostas e o potencial histórico e educativo do acervo cultural de Araguaya para o ensino de história. O capítulo I traz uma discussão sobre ensino de história e a importância dos estudos sobre historiografia local no que tange a perspectiva curricular, sob o título “A história da história ensinada: currículo, ensino e historiografia local”. No capítulo II, “Lembrar pra quê A memória imigrante na construção da identidade” foca-se em discorrer sobre a importância da memória para construir a identidade dos sujeitos e os respectivos significados identitários. O terceiro capítulo consiste em uma apresentação da história da imigração para o Brasil e para o Espírito Santo. O título do capítulo é uma referência ao sentimento de pertença histórica e territorial: “O cruzeiro do sul: a história da imigração para o ES, com foco nos imigrantes do Núcleo Colonial Castello”. No capítulo IV, intitulado “Uma vila, seu cotidiano e seus cinco museus em diálogo com a imigração. Benvenuto a Araguaya!”, analisa-se a historiografia da Vila de Araguaya, o potencial educativo dos seus museus e seu acervo cultural imaterial, para ensinar história por meio de aula in loco. Isto posto, este material se destina a todas as pessoas interessadas no tema, sobretudo aos professores que atuam na educação básica e que desejam explorar os espaços da Vila de Araguaya para ensinar a história da imigração para o nosso Estado no final do século XIX e primeira metade do século XX. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 87,7 mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Arquivo PDF | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Título: dc.title | Araguaya: potencialidades históricas e educacionais nas montanhas capixabas. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Usalio_Araguaia.pdf | 89,81 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/560887/2/Usalio_Araguaia.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons