OFICINAS PEDAGÓGICAS – ESCRITA DE ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL GOIÂNIA 2019

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCEPAE/ UFG-
Autor(es): dc.contributor.authorBonfanti, Virgínia Silva Camargo e Freire Silvana Matias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-12-16T12:24:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-12-16T12:24:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-16-
identificador: dc.identifier.other01PRODUTO EDUCACIONAL_VIRGÍNIA_ versão final (1).pdf-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/560886-
Resumo: dc.description.abstractA aquisição da escrita na escola pelos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental é, para a maioria dos professores que trabalha nessas turmas, o desafio que provoca mais angústia para o professor alfabetizador: o que fazer para que os alunos aprendam a escrever. Tal angústia, vivenciada tanto pelos professores quanto pelos escolares, pode, em várias situações, funcionar como momento privilegiado para uma observação mais atenta sobre o que acontece no movimento de aquisição da língua escrita ensinada na escola e a influência ou não da metodologia nesse ensino. Na busca por outra possibilidade de entendimento sobre como ocorre a aprendizagem da língua escrita e a reflexão a propósito das metodologias e práticas pedagógicas vivenciadas por mim propus, para o grupo que participou de minha pesquisa, as oficinas pedagógicas de escrita que resultaram em meu produto educacional. O produto educacional “Oficinas Pedagógicas – Escrita de Alunos do 1º ano do Ensino Fundamental” foi elaborado em conjunto com a Dissertação “Recalcamento e sistematização da escrita escolar”. A partir das relações estabelecidas em minha experiência profissional como professora de crianças do 1º ano do Ensino Fundamental, tendo como referência teórica o campo psicanalítico, elaborei, em parceria com a professora regente da sala de aula de uma escola pública municipal de Trindade, Goiás, as oficinas pedagógicas que contemplaram a escrita do gênero textual carta pessoal. A escolha desse gênero textual teve como objetivo central a convocação dos escolares para se posicionarem diante de uma situação real de escrita na qual eles são os interlocutores, pois, além de responderem a uma solicitação, também convocaram seus pares a se manifestar, seguindo regras estruturais específicas desse gênero textual. As oficinas foram organizadas em oito momentos diferentes. Os seis primeiros foram executados uma vez por semana, durante o mês de junho de 2018; os dois últimos, também uma vez por semana, no mês de novembro do mesmo ano. Esse período de distanciamento na execução das atividades possibilitou uma reflexão mais detalhada sobre as produções dos escolares a partir de um estudo teórico alinhado à ideia de que a escrita está ligada à estruturação psíquica da criança. Se considerarmos que a constituição psíquica, de acordo com meu referencial teórico, está submetida às leis da linguagem, as oficinas de escrita proporcionam ao professor regente a oportunidade de observar o funcionamento que subjaz à aquisição da língua escrita na cadeia significante.-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectSujeito, Linguagem, Recalcamento, Escrita-
Título: dc.titleOFICINAS PEDAGÓGICAS – ESCRITA DE ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL GOIÂNIA 2019-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseProduto Educacional apresentado ao Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineLíngua Portuguesa-
Aparece nas coleções:Textos