Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Henrique; Bairral, Marcos; Marcelo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-12-15T13:40:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-12-15T13:40:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | Caderno de atividades sobre conceitos geométricos em ambientes de geometria dinâmica | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/560884 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este caderno de atividades tem como objetivo apresentar uma sequência de tarefas pensadas e elaboradas para ambientes de geometria dinâmica. A produção desta proposta se constitui em um Produto Educacional, como desdobramento e contribuição da pesquisa, em nível de mestrado, realizada por Henrique (2017) e desenvolvida no âmbito do Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEduCIMAT) da UFRRJ e do GEPETICEM. Em relação à seleção dos temas abordados, as atividades propõem o estudo de tópicos da Geometria Euclidiana que geralmente são abordados nos anos finais do Ensino Fundamental. Organizamos as tarefas para os seguintes ambientes: GeoGebra para computares, cujo foco está nas implementações no laboratório de informática, e GeoGebra e Sketchometry (ambos na versão aplicativo), para que as implementações ocorram em sala de aula por meio dos smartphones dos próprios alunos. Além das tarefas, apresentamos algumas reflexões. Iniciamos com uma questão que justifica a forma como tratamos a geometria dinâmica nesse contexto. Por que ambientes e não softwares? aborda a nossa escolha para o termo Ambientes de Geometria Dinâmica em vez de Softwares de Geometria Dinâmica. Na sequência, destacamos alguns aspectos relevantes para a confecção das tarefas, passando por uma breve apresentação de cada ambiente. Por fim, detalhamos cada atividade, apontamos os objetivos, a série a que se destina, o tempo previsto para implementação, algumas pistas para orientar as construções – com ícones do software utilizado – e, ao final de cada conjunto de tarefas, pertinente aos temas selecionados, na seção orientações para implementação, como fruto de nossa experiência, apresentamos algumas sugestões direcionadas ao professor. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 9,33 mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Título: dc.title | Caderno de atividades sobre conceitos geométricos em ambientes de geometria dinâmica | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produção de Materiais Didáticos para Matemática e Ciências na Edcação Básica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: