Neopentecostalismo, Raça e Ensino de História da África: disputas de narrativas no ensino básico do Rio de Janeiro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAZEVEDO, Kássio Vinicius Fontes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-12-13T14:13:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-12-13T14:13:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherNeopentecostalismo, Raça e Ensino de História da África: disputas de narrativas no ensino básico do Rio de Janeiro.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/560843-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação de mestrado aborda o tema do Neopentecostalismo, Raça e Ensino de História da África: disputas narrativas no ensino básico do Rio de Janeiro. A obrigatoriedade e a aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08 que versam sobre a inclusão no currículo escolar do ensino de História da África e Educação para as relações étnico-raciais têm causado algumas tensões embora exista sintonias do assunto no ambiente escolar. Os professores de História em geral e alunos, em especial, de origem evangélica (neo) pentecostal têm sido desafiados a tratarem de temas sensíveis que se entrelaçam à religião, ao pensamento social brasileiro e ao processo de ensino-aprendizagem desse campo disciplinar. O Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht na Taquara – Rio de Janeiro serviu para o estudo de caso. No final, há algumas propostas de atividades com os estudantes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História, África, Neopentecostalismo, Teologia da Prosperidade, Raça, Evangélicos.pt_BR
Título: dc.titleNeopentecostalismo, Raça e Ensino de História da África: disputas de narrativas no ensino básico do Rio de Janeiropt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
kassio.pdf2.39 MBAdobe PDF/bitstream/capes/560843/2/kassio.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons