SEQUÊNCIA DIDÁTICA E SITE

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTAVARES, ELAINE LOPES DE OLIVEIRA-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, CÉLIA SEBASTIANA DA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-12-18T16:03:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-12-18T16:03:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://drive.google.com/open?id=1OzYrjoGqPZNDZCvJxkgMRisoT9v2uiv1-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/560840-
Resumo: dc.description.abstractO presente projeto de pesquisa “Leitura literária na escola: o conto como provocação” foi motivado pela inquietação em observar a resistência dos alunos à prática de leitura literária na escola de Educação Básica. Desse modo, interessa, para além de levar os alunos a apreciar a leitura de textos literários, fazer valer a ideia de que a prática leitora é uma experiência que nos permite compreender melhor a relação com a vida e aprimorar a nossa visão do outro enquanto sujeito no mundo que nos circunda. Na frenética era digital, cada vez mais, os jovens deparam-se com tecnologias que oferecem amplas possibilidades para interação, acesso facilitado à informação, comunicação instantânea e redes sociais. Todos esses recursos acabam por provocar um distanciamento do gênero literário em sala de aula, principalmente porque a abordagem literária proposta pelos livros didáticos é simplificadora, gerando, assim, desinteresse no aluno. Desse modo, ao oferecerem, em sua maioria, uma compreensão textual com base em esquemas de interpretação preestabelecidos, restringem a recepção do aluno-leitor, uma vez que não lhe é dada a oportunidade de se manifestar sobre as possibilidades de interpretação. Com base nessas premissas, o corpus de análise deste trabalho foi constituído de quatro contos extraídos da obra Aquela água toda, do autor paulista João Anzanello Carrascoza. A escolha desse escritor se deve especificamente ao fato de conseguir abordar conflitos, os quais permeiam a realidade do jovem leitor, bem como temas norteadores do universo dos adolescentes, tais como os medos e inseguranças, o primeiro amor, as relações familiares, as primeiras experiências de descoberta e conflito. O contista consegue promover uma atividade prazerosa de leitura, integrada como elemento motivador para o letramento literário. A pesquisa, de caráter qualitativo, do tipo participante, envolve a realização de um projeto de leitura com pré-adolescentes de 11 a 13 anos, em uma escola da rede privada, em um setor nobre da cidade de Goiânia. A fundamentação teórica apresentada apoia-se em reflexões de Bosi; (2001); Cortázar (1974); Candido (2004); Chartier (1999); Compagnon (2003 e 2009); Todorov (2009); Gotlib (1999); Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1999); Piglia (1999), entre outros. O resultado desta pesquisa realça os contos como provocadores da leitura literária no ambiente escolar, como também o importante papel do mediador nesse processo.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLeiturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFundamental IIpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectContopt_BR
Título: dc.titleSEQUÊNCIA DIDÁTICA E SITEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeaula digitalpt_BR
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