Sequência didática de argumentação com gêneros orais: a pichação e o grafite.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espirito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTiradentes, Magda Simone-
Autor(es): dc.contributor.authorBassani, Sandra Mara Mendes da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-12-16T12:45:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-12-16T12:45:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-
identificador: dc.identifier.otherSequência didática e argumentação com gêneros orais: a pichação e o grafite.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/560831-
Resumo: dc.description.abstractRESUMO: Neste caderno, trazemos um conjunto de procedimentos que parte das práticas com a oralidade como forma de ampliar o poder de argumentação dos alunos, e, como consequência, envolvê-los no processo de escrita. Trata-se de uma sequência didática de argumentação, cujo tema, A pichação e o grafite, além de ser controverso e possibilitar diferentes opiniões, aproxima-se muito do universo dos alunos do Ensino Fundamental II. Foi feita uma pesquisa no âmbito do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), intitulada Argumentação por meio de gêneros textuais orais: uma proposta metodológica para o Ensino Fundamental II, em 2015, na qual procuramos demonstrar que, quando partimos do trabalho com a oralidade, os argumentos para subsidiar a produção de texto são mais facilmente assimilados. A pesquisa está apoiada em pressupostos teóricos como o dialogismo de Bakhtin (2011), o trabalho com a argumentação propostos por Ribeiro (2009), Wachowicz (2012), Fiorin (2015), o trabalho com a oralidade, evidenciados nas concepções de Ramos (1997), Castilho (2006), as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN do ensino fundamental (BRASIL, 1998), entre outros. Este trabalho tem a intenção de servir de auxílio para que professores(as) de língua portuguesa possam estimular os usos da fala e, consequentemente, ajudar seus alunos a desenvolverem suas competências linguísticas e expressarem-se melhor. Acreditamos que este Caderno do(a) Professor(a) contribuirá para o trabalho com gêneros orais, pois, além de possibilitar um exercício contínuo e ordenado com gêneros textuais, também permite uma avaliação de todo caminho percorrido, da fala até a escrita. Como resultado, espera-se que os alunos consigam desenvolver e articular seus argumentos, alcançando maior qualidade na produção de textos argumentativos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent46,0 mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeArquivo PDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Título: dc.titleSequência didática de argumentação com gêneros orais: a pichação e o grafite.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em letraspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Área de Ensino-PG CAPES


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