Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espirito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Tiradentes, Magda Simone | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Bassani, Sandra Mara Mendes da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-12-16T12:45:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-12-16T12:45:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
identificador: dc.identifier.other | Sequência didática e argumentação com gêneros orais: a pichação e o grafite. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/560831 | - |
Resumo: dc.description.abstract | RESUMO: Neste caderno, trazemos um conjunto de procedimentos que parte das práticas com a oralidade como forma de ampliar o poder de argumentação dos alunos, e, como consequência, envolvê-los no processo de escrita. Trata-se de uma sequência didática de argumentação, cujo tema, A pichação e o grafite, além de ser controverso e possibilitar diferentes opiniões, aproxima-se muito do universo dos alunos do Ensino Fundamental II. Foi feita uma pesquisa no âmbito do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), intitulada Argumentação por meio de gêneros textuais orais: uma proposta metodológica para o Ensino Fundamental II, em 2015, na qual procuramos demonstrar que, quando partimos do trabalho com a oralidade, os argumentos para subsidiar a produção de texto são mais facilmente assimilados. A pesquisa está apoiada em pressupostos teóricos como o dialogismo de Bakhtin (2011), o trabalho com a argumentação propostos por Ribeiro (2009), Wachowicz (2012), Fiorin (2015), o trabalho com a oralidade, evidenciados nas concepções de Ramos (1997), Castilho (2006), as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN do ensino fundamental (BRASIL, 1998), entre outros. Este trabalho tem a intenção de servir de auxílio para que professores(as) de língua portuguesa possam estimular os usos da fala e, consequentemente, ajudar seus alunos a desenvolverem suas competências linguísticas e expressarem-se melhor. Acreditamos que este Caderno do(a) Professor(a) contribuirá para o trabalho com gêneros orais, pois, além de possibilitar um exercício contínuo e ordenado com gêneros textuais, também permite uma avaliação de todo caminho percorrido, da fala até a escrita. Como resultado, espera-se que os alunos consigam desenvolver e articular seus argumentos, alcançando maior qualidade na produção de textos argumentativos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 46,0 mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Arquivo PDF | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Título: dc.title | Sequência didática de argumentação com gêneros orais: a pichação e o grafite. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em letras | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Caderno pedagógico_Pichação e Grafite.pdf | 47,15 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/560831/2/Caderno pedagógico_Pichação e Grafite.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons