Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFS | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Almeida, Ronise Nascimento de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lobão, Fabiana de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-12-10T20:03:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-12-10T20:03:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia para inclusão _ Fabiana Lobão _2019 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/560706 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Guia para reflexões de experiências educacionais inclusivas – “A diferença está no Olhar” - é um produto educacional que materializa algumas contribuições da pesquisa de mestrado desenvolvida pelo Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). O objetivo do Guia é difundir o olhar inclusivo e possível frente à condição humana de sujeitos diferentes em sua formação integral, passando a contribuir com a problematização de práticas educativas e procedimentos descontextualizados, mecânicos, acríticos e que não consideram a natureza plural em que se materializa o processo ensino aprendizagem. Esse Guia apoia-se na bibliografia estudada na pesquisa de mestrado e conta com a colaboração das contribuições registradas por professores, técnicos administrativos integrantes da equipe multidisciplinar e estudantes que foram acompanhados pelo NAPNE do IFS/Campus Aracaju que concluíram seu itinerário formativo no ano de 2017. A perspectiva aqui apresentada caminha na direção de contribuir com o cenário amplo das estratégias rumo a garantia do respeito à diversidade e da operacionalização da educação inclusiva. Dessa forma, é importante destacar a necessidade da soma e multiplicação de olhares inclusivos e parceiros, evitando assim uma visão que não liberte, mas aprisione! Cabe frisar também que essa perspectiva entende que a reconfiguração do olhar é um passo importante, vez que através dele disparamos e/ou executamos agenciadores técnicos, pedagógicos, morais e éticos ruma a efetivação de uma educação inclusiva. Sendo assim, a funcionalidade deste Guia é ser fomento reflexivo para participação ativa, reflexiva e parceria entre todos que vivenciam, direta e indiretamente, o processo de ensino-aprendizagem, suscitando assim uma série de outras reflexões, pertinentes e necessárias, sobre a educação inclusiva na educação profissional e tecnológica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 9.067kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Profept | pt_BR |
Título: dc.title | A DIFERENÇA ESTÁ NO OLHAR: GUIA PARA REFLEXÕES DE EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Todos | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Todas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Guia para inclusão _ Fabiana Lobão _2019.pdf | 9,07 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/560706/3/Guia para inclusão _ Fabiana Lobão _2019.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons