A DIFERENÇA ESTÁ NO OLHAR: GUIA PARA REFLEXÕES DE EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFSpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlmeida, Ronise Nascimento de-
Autor(es): dc.contributor.authorLobão, Fabiana de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-12-10T20:03:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-12-10T20:03:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherGuia para inclusão _ Fabiana Lobão _2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/560706-
Resumo: dc.description.abstractO Guia para reflexões de experiências educacionais inclusivas – “A diferença está no Olhar” - é um produto educacional que materializa algumas contribuições da pesquisa de mestrado desenvolvida pelo Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). O objetivo do Guia é difundir o olhar inclusivo e possível frente à condição humana de sujeitos diferentes em sua formação integral, passando a contribuir com a problematização de práticas educativas e procedimentos descontextualizados, mecânicos, acríticos e que não consideram a natureza plural em que se materializa o processo ensino aprendizagem. Esse Guia apoia-se na bibliografia estudada na pesquisa de mestrado e conta com a colaboração das contribuições registradas por professores, técnicos administrativos integrantes da equipe multidisciplinar e estudantes que foram acompanhados pelo NAPNE do IFS/Campus Aracaju que concluíram seu itinerário formativo no ano de 2017. A perspectiva aqui apresentada caminha na direção de contribuir com o cenário amplo das estratégias rumo a garantia do respeito à diversidade e da operacionalização da educação inclusiva. Dessa forma, é importante destacar a necessidade da soma e multiplicação de olhares inclusivos e parceiros, evitando assim uma visão que não liberte, mas aprisione! Cabe frisar também que essa perspectiva entende que a reconfiguração do olhar é um passo importante, vez que através dele disparamos e/ou executamos agenciadores técnicos, pedagógicos, morais e éticos ruma a efetivação de uma educação inclusiva. Sendo assim, a funcionalidade deste Guia é ser fomento reflexivo para participação ativa, reflexiva e parceria entre todos que vivenciam, direta e indiretamente, o processo de ensino-aprendizagem, suscitando assim uma série de outras reflexões, pertinentes e necessárias, sobre a educação inclusiva na educação profissional e tecnológica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9.067kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfeptpt_BR
Título: dc.titleA DIFERENÇA ESTÁ NO OLHAR: GUIA PARA REFLEXÕES DE EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS INCLUSIVASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseTodospt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTodaspt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons