História e Direito: Uma discussão sobre os direitos humanos nas aulas de História.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIROpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPINHEIRO, JONATHAS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-12-10T12:35:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-12-10T12:35:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherDissertação - Jonathas - Pinheiropt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/560704-
Resumo: dc.description.abstractPINHEIRO, Jonathas Félix Raphael Passaranhos Touzdjian. História e Direito: Uma discussão sobre os direitos humanos nas aulas de História. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História). Programa de Pós-Graduação em História - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. Esta pesquisa se iniciou com o objetivo de incluir nas aulas de história uma discussão sobre os direitos humanos envolvendo casos de violações desses direitos ocorridas no dia a dia dos alunos, mas que não são abordados em sala de aula por diversos motivos. Buscamos demonstrar que para trabalhar com esses direitos nas aulas de história não é necessário criar um novo conteúdo e nem uma nova disciplina, bastando que coloquemos em prática o que já é preconizado por diversos documentos oficiais. Isso seria realiado através de uma sequência didática onde o aluno possa problematizar o tempo presente e desnaturalizar a realidade em sua volta, a partir da teoria do historiador alemão Jörn Rüsen, que demonstrou que quanto mais desenvolvida a capacidade de dar sentido à história, melhor o aluno se orienta no mundo. Nesse sentido traçamos um breve histórico dos direitos humanos, onde buscamos historicizar e entender o processo de criação e reconhecimento desses direitos a partir de um recorte temporal que listou os principais documentos que tratam do tema a partir do século XVIII. Ao final propusemos uma sequência didática tendo como base a teoria da didática da história proposta por Jörn Rüsen, seguindo os princípios da educação em direitos humanos apresentados pelos professores Abrahan Magdenzo, Aída Monteiro, Selma Garrido Pimenta, e Susana Sacavino. Esperamos que a partir dessa experiência possamos formar cidadãos críticos, ativos e defensores dos direitos humanos e da democracia.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,74 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistória - Ensino de História - Direitos Humanos; Didática da História; sequência didática.pt_BR
Título: dc.titleHistória e Direito: Uma discussão sobre os direitos humanos nas aulas de História.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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