Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PINHEIRO, JONATHAS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-12-10T12:35:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-12-10T12:35:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação - Jonathas - Pinheiro | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/560704 | - |
Resumo: dc.description.abstract | PINHEIRO, Jonathas Félix Raphael Passaranhos Touzdjian. História e Direito: Uma discussão sobre os direitos humanos nas aulas de História. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História). Programa de Pós-Graduação em História - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. Esta pesquisa se iniciou com o objetivo de incluir nas aulas de história uma discussão sobre os direitos humanos envolvendo casos de violações desses direitos ocorridas no dia a dia dos alunos, mas que não são abordados em sala de aula por diversos motivos. Buscamos demonstrar que para trabalhar com esses direitos nas aulas de história não é necessário criar um novo conteúdo e nem uma nova disciplina, bastando que coloquemos em prática o que já é preconizado por diversos documentos oficiais. Isso seria realiado através de uma sequência didática onde o aluno possa problematizar o tempo presente e desnaturalizar a realidade em sua volta, a partir da teoria do historiador alemão Jörn Rüsen, que demonstrou que quanto mais desenvolvida a capacidade de dar sentido à história, melhor o aluno se orienta no mundo. Nesse sentido traçamos um breve histórico dos direitos humanos, onde buscamos historicizar e entender o processo de criação e reconhecimento desses direitos a partir de um recorte temporal que listou os principais documentos que tratam do tema a partir do século XVIII. Ao final propusemos uma sequência didática tendo como base a teoria da didática da história proposta por Jörn Rüsen, seguindo os princípios da educação em direitos humanos apresentados pelos professores Abrahan Magdenzo, Aída Monteiro, Selma Garrido Pimenta, e Susana Sacavino. Esperamos que a partir dessa experiência possamos formar cidadãos críticos, ativos e defensores dos direitos humanos e da democracia. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,74 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória - Ensino de História - Direitos Humanos; Didática da História; sequência didática. | pt_BR |
Título: dc.title | História e Direito: Uma discussão sobre os direitos humanos nas aulas de História. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO - Jonathas - Pinheiro.pdf | 3,83 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/560704/1/DISSERTAÇÃO - Jonathas - Pinheiro.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: