A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO NUMÉRICO NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E O PROCESSO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

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Autor(es): dc.contributorPUC Minaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Eliene Márcia Fernandes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-12-06T18:55:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-12-06T18:55:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2012-11-22-
identificador: dc.identifier.otherOliveira, Eliene Márcia Fernandes.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/560643-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho de pesquisa apresenta um estudo sobre a construção do sentido numérico e o processo de intervenção pedagógica, realizado em uma escola pública municipal da cidade de Guanambi, Bahia. Organizado a partir de reflexões, tanto teóricas quanto práticas, e com o intuito de ressignificar as práticas pedagógicas que tratam a temática do conceito de número, deteve-se a seguinte questão: “Como se dá o processo de construção do número em alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I e como intervir pedagogicamente no desenvolvimento do sentido numérico com significativa compreensão dos números?” Pela natureza das questões estudadas e pela importância de se tratar o sentido numérico das crianças, buscando produzir significados para a aprendizagem e compreensão dos números, sobretudo pela importância que se tem o sentido numérico, na construção e formação do pensamento matemático, fez-se necessário um estudo exploratório descritivo, com abordagem qualitativa, apoiado nas contribuições da Teoria de Piaget na ideia de construção do número, entre outros autores. Após a pesquisa teórica, foi realizada a observação direta dos alunos em sala de aula, seguida da seleção, organização e construção das Provas do Diagnóstico Operatório e do Teste Numérico, para serem aplicados a uma amostra de oito alunos da classe do 1º ano, seguindose, posteriormente, a análise dos resultados. Entre as provas selecionadas estão as de conservação, classificação, seriação, correspondência termo a termo cardinal e ordinal e composições aditivas, por estas apresentarem estreita relação com o conceito de número. Com o objetivo de explorar o senso numérico das crianças, foi elaborado um Caderno de Atividades didático-pedagógicas que foram aplicadas em sala de aula, com os alunos. Como resultado, constatou-se que a construção do sentido numérico se desenvolve quando os alunos compreendem modos de pensar e representar números de forma ampla, demonstrando competência e habilidades ao lidar com os mesmos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,04Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Título: dc.titleA CONSTRUÇÃO DO SENTIDO NUMÉRICO NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E O PROCESSO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePós-graduação em Ensinopt_BR
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