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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | PUC Minas | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Eliene Márcia Fernandes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-12-06T18:55:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-12-06T18:55:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-11-22 | - |
identificador: dc.identifier.other | Oliveira, Eliene Márcia Fernandes.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/560643 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho de pesquisa apresenta um estudo sobre a construção do sentido numérico e o processo de intervenção pedagógica, realizado em uma escola pública municipal da cidade de Guanambi, Bahia. Organizado a partir de reflexões, tanto teóricas quanto práticas, e com o intuito de ressignificar as práticas pedagógicas que tratam a temática do conceito de número, deteve-se a seguinte questão: “Como se dá o processo de construção do número em alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I e como intervir pedagogicamente no desenvolvimento do sentido numérico com significativa compreensão dos números?” Pela natureza das questões estudadas e pela importância de se tratar o sentido numérico das crianças, buscando produzir significados para a aprendizagem e compreensão dos números, sobretudo pela importância que se tem o sentido numérico, na construção e formação do pensamento matemático, fez-se necessário um estudo exploratório descritivo, com abordagem qualitativa, apoiado nas contribuições da Teoria de Piaget na ideia de construção do número, entre outros autores. Após a pesquisa teórica, foi realizada a observação direta dos alunos em sala de aula, seguida da seleção, organização e construção das Provas do Diagnóstico Operatório e do Teste Numérico, para serem aplicados a uma amostra de oito alunos da classe do 1º ano, seguindose, posteriormente, a análise dos resultados. Entre as provas selecionadas estão as de conservação, classificação, seriação, correspondência termo a termo cardinal e ordinal e composições aditivas, por estas apresentarem estreita relação com o conceito de número. Com o objetivo de explorar o senso numérico das crianças, foi elaborado um Caderno de Atividades didático-pedagógicas que foram aplicadas em sala de aula, com os alunos. Como resultado, constatou-se que a construção do sentido numérico se desenvolve quando os alunos compreendem modos de pensar e representar números de forma ampla, demonstrando competência e habilidades ao lidar com os mesmos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,04Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Título: dc.title | A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO NUMÉRICO NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E O PROCESSO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Pós-graduação em Ensino | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Oliveira, Eliene Márcia Fernandes.pdf | 2.09 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/560643/1/Oliveira, Eliene Márcia Fernandes.pdfDownload |
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