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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Olinda | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Castro, Angeline Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Duarte Neto, José Henrique | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-12-05T21:49:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-12-05T21:49:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | Práticas Pedagógicas Orientadas ao Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: Proposta metodológica para o fortalecimento de práticas integradoras | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/560603 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Essa proposta metodológica foi elaborada a partir da pesquisa de mestrado que apresentou como tema o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica: a relação entre o currículo integrado e a prática pedagógica docente. Teve como objetivo geral analisar as práticas curriculares do Curso Técnico Integrado em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - Campus Santana do Ipanema, a fim de levantar subsídios que contribuam para o fortalecimento de práticas pedagógicas orientadas ao Ensino Médio Integrado. A proposta metodológica foi estruturada a partir da análise das informações levantadas na pesquisa através das entrevistas, de grupo focal e das bases conceituais sobre educação profissional tecnológica, ensino médio integrado, pedagogia histórico-crítica, currículo integrado e práticas integradoras. Registramos, nessa proposta metodológica, o caminho que fizemos durante a pesquisa, de modo a contribuir com a efetivação do Ensino Médio Integrado e com uma prática pedagógica elaborada a partir da concepção de educação, orientada pelos fundamentos da pedagogia histórico-crítica, articulando o trabalho, a ciência, a cultura e a tecnologia em favor da formação humana, a partir dos pressupostos teóricos de Araújo e Frigotto (2015), Ciavatta (2012), Ramos (2012) e Saviani (2011 e 2007). Na primeira unidade, intitulada Análise Sobre Ensino Médio Integrado e Práticas Integradora, discutimos sobre o Ensino Médio Integrado, práticas integradoras e dificuldades na execução do Ensino Médio Integrado apresentando a visão dos docentes sobre essas temáticas. Na segunda unidade, intitulada Proposta Pedagógica para o Fortalecimento do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, elaboramos uma metodologia de trabalho coletivo para consolidar as práticas pedagógicas no Ensino Médio Integrado. Com base no planejamento de cinco ações: formação pedagógica, reestruturação do projeto pedagógico do curso, elaboração de práticas integradoras, planejamento coletivo e avaliação. Essas ações devem ser elaboradas coletivamente para poder representar os sujeitos que compõem a instituição. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 296 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo Integrado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prática Pedagógica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Humana | pt_BR |
Título: dc.title | Práticas Pedagógicas Orientadas ao Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: Proposta metodológica para o fortalecimento de práticas integradoras | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática de Pesquisa Orientada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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