Práticas Pedagógicas Orientadas ao Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: Proposta metodológica para o fortalecimento de práticas integradoras

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Olindapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCastro, Angeline Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorDuarte Neto, José Henrique-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-12-05T21:49:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-12-05T21:49:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-
identificador: dc.identifier.otherPráticas Pedagógicas Orientadas ao Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: Proposta metodológica para o fortalecimento de práticas integradoraspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/560603-
Resumo: dc.description.abstractEssa proposta metodológica foi elaborada a partir da pesquisa de mestrado que apresentou como tema o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica: a relação entre o currículo integrado e a prática pedagógica docente. Teve como objetivo geral analisar as práticas curriculares do Curso Técnico Integrado em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - Campus Santana do Ipanema, a fim de levantar subsídios que contribuam para o fortalecimento de práticas pedagógicas orientadas ao Ensino Médio Integrado. A proposta metodológica foi estruturada a partir da análise das informações levantadas na pesquisa através das entrevistas, de grupo focal e das bases conceituais sobre educação profissional tecnológica, ensino médio integrado, pedagogia histórico-crítica, currículo integrado e práticas integradoras. Registramos, nessa proposta metodológica, o caminho que fizemos durante a pesquisa, de modo a contribuir com a efetivação do Ensino Médio Integrado e com uma prática pedagógica elaborada a partir da concepção de educação, orientada pelos fundamentos da pedagogia histórico-crítica, articulando o trabalho, a ciência, a cultura e a tecnologia em favor da formação humana, a partir dos pressupostos teóricos de Araújo e Frigotto (2015), Ciavatta (2012), Ramos (2012) e Saviani (2011 e 2007). Na primeira unidade, intitulada Análise Sobre Ensino Médio Integrado e Práticas Integradora, discutimos sobre o Ensino Médio Integrado, práticas integradoras e dificuldades na execução do Ensino Médio Integrado apresentando a visão dos docentes sobre essas temáticas. Na segunda unidade, intitulada Proposta Pedagógica para o Fortalecimento do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, elaboramos uma metodologia de trabalho coletivo para consolidar as práticas pedagógicas no Ensino Médio Integrado. Com base no planejamento de cinco ações: formação pedagógica, reestruturação do projeto pedagógico do curso, elaboração de práticas integradoras, planejamento coletivo e avaliação. Essas ações devem ser elaboradas coletivamente para poder representar os sujeitos que compõem a instituição.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent296pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo Integradopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática Pedagógicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Humanapt_BR
Título: dc.titlePráticas Pedagógicas Orientadas ao Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: Proposta metodológica para o fortalecimento de práticas integradoraspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática de Pesquisa Orientadapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons