Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Borges, Jullyana Pimenta Gonçalves | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Felicio, Cinthia Maria | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Fernandes-Sobrinho, Marcos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-12-09T15:28:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-12-09T15:28:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | Oficina Inclusão, Escola e trabalho | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/560588 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Oficina com a temática Inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) e reflexões sobre o mundo do trabalho foi desenvolvida a partir do estudo realizado com os coordenadores pedagógicos, professores regentes e professores de apoio que atuam no Ensino Médio, em salas com alunos público-alvo da Educação Inclusiva de uma escola da rede estadual de educação localizada em Caldas Novas- Goiás. Tal estudo objetivou conhecer, por meio da análise de questionários e entrevistas semiestruturadas, a visão desses sujeitos sobre o potencial laboral dos alunos público-alvo da educação inclusiva e futura inserção no mundo do trabalho, bem como relacionar as práticas cotidianas voltadas a esse público, relatadas pelos profissionais. Assim, por meio da análise das respostas foi possível perceber alguns aspectos concernentes a educação inclusiva e ao mundo do trabalho que poderiam ser aprofundados em relação ao percurso formativo dos sujeitos pesquisados. A Oficina foi então planejada com o intuito de promover um momento de formação e reflexão coletiva, em que esses profissionais pudessem (re)ver conceitos gerais sobre a Educação Inclusiva, já que a maioria dos professores regentes não possuíam formação nessa área. Além disso, também foi sistematizada a apresentação de pressupostos importantes a serem considerados quando tratamos a temática mundo do trabalho na perspectiva de emancipação do sujeito, para que os profissionais da escola refletissem sobre essa questão e sobre o seu papel na promoção de práticas que favoreçam a aquisição de habilidades relacionadas a futura vivência dos alunos no mundo do trabalho. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2243 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Mundo do Trabalho | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Necessidades Educacionais Especiais | pt_BR |
Título: dc.title | OFICINA PEDAGÓGICA: (RE)PENSANDO A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS E A FORMAÇÃO PARA O MUNDO DO TRABALHO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
oficina Inclusão , Escola e Trabalho.pdf | 2,24 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/560588/2/oficina Inclusão , Escola e Trabalho.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons