OFICINA PEDAGÓGICA: (RE)PENSANDO A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS E A FORMAÇÃO PARA O MUNDO DO TRABALHO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal Goianopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBorges, Jullyana Pimenta Gonçalves-
Autor(es): dc.contributor.authorFelicio, Cinthia Maria-
Autor(es): dc.contributor.authorFernandes-Sobrinho, Marcos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-12-09T15:28:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-12-09T15:28:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-09-
identificador: dc.identifier.otherOficina Inclusão, Escola e trabalhopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/560588-
Resumo: dc.description.abstractA Oficina com a temática Inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) e reflexões sobre o mundo do trabalho foi desenvolvida a partir do estudo realizado com os coordenadores pedagógicos, professores regentes e professores de apoio que atuam no Ensino Médio, em salas com alunos público-alvo da Educação Inclusiva de uma escola da rede estadual de educação localizada em Caldas Novas- Goiás. Tal estudo objetivou conhecer, por meio da análise de questionários e entrevistas semiestruturadas, a visão desses sujeitos sobre o potencial laboral dos alunos público-alvo da educação inclusiva e futura inserção no mundo do trabalho, bem como relacionar as práticas cotidianas voltadas a esse público, relatadas pelos profissionais. Assim, por meio da análise das respostas foi possível perceber alguns aspectos concernentes a educação inclusiva e ao mundo do trabalho que poderiam ser aprofundados em relação ao percurso formativo dos sujeitos pesquisados. A Oficina foi então planejada com o intuito de promover um momento de formação e reflexão coletiva, em que esses profissionais pudessem (re)ver conceitos gerais sobre a Educação Inclusiva, já que a maioria dos professores regentes não possuíam formação nessa área. Além disso, também foi sistematizada a apresentação de pressupostos importantes a serem considerados quando tratamos a temática mundo do trabalho na perspectiva de emancipação do sujeito, para que os profissionais da escola refletissem sobre essa questão e sobre o seu papel na promoção de práticas que favoreçam a aquisição de habilidades relacionadas a futura vivência dos alunos no mundo do trabalho.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2243pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação Docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMundo do Trabalhopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNecessidades Educacionais Especiaispt_BR
Título: dc.titleOFICINA PEDAGÓGICA: (RE)PENSANDO A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS E A FORMAÇÃO PARA O MUNDO DO TRABALHOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
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