LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA DE ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO

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Autor(es): dc.contributorPUC Minaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCarvalho, Glayson Luiz de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-12-06T18:49:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-12-06T18:49:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-04-28-
identificador: dc.identifier.otherCarvalho, Glayson Luiz de.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/560587-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo construir em uma escola de Ensinos Fundamental e Médio um espaço caracterizado como Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) destinado a realização e observação de diversas práticas pedagógicas por meio da utilização de materiais didáticos manipuláveis. Inicialmente, visamos compreender o conceito de LEM e analisar todas as suas características e potencialidades enquanto recurso didático. Para isso, elaboramos um quadro teórico fundamentado em autores como Tahan (1962), Ewbank (1977), Rêgo e Rêgo (2006), Turrioni (2004), Lorenzato (2006), entre outros, para discutir as diversas concepções e perspectivas a respeito o LEM. Além disso, pesquisamos autores como Serrazina (1990), Fiorentini e Miorim (1990), Rêgo e Rêgo (2000) e documentos oficiais como PCN (1998) e PCN+ (2002) que discutem sobre a utilização de materiais didáticos e jogos no ensino de Matemática. Em seguida, foram realizadas visitas a dois LEMs de instituições superiores da cidade de Belo Horizonte, durante as quais foram realizadas entrevistas com os professores coordenadores e alunos monitores. Estas visitas revelaram a ausência de um sistema eficiente de catalogação e arquivamento do acervo de materiais didáticos destes laboratórios, o que motivou a elaboração de um Catálogo de Práticas Lúdicas para LEM apresentado como produto final desta pesquisa. Este catálogo é composto por vinte práticas divididas em atividades e jogos, separadas e organizadas de acordo com seus respectivos conteúdos matemáticos, e descritas por meio das chamadas Fichas de Práticas que contêm informações e instruções necessárias para confecção, utilização e aplicação de cada recurso didático. Algumas destas Fichas de Práticas foram utilizadas por alunos do Ensino Fundamental e Médio na construção de um espaço onde foi simulado o funcionamento de um LEM durante uma mostra de trabalhos em uma escola de educação básica de Belo Horizonte. A experiência desta simulação repercutiu, motivou e resultou na construção definitiva do LEM nesta escola que iniciou seu funcionamento com a utilização do Catálogo de Práticas Lúdicas e a participação efetiva dos alunos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,12Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Título: dc.titleLABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA DE ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePós-graduação em Ensinopt_BR
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