Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | PUC Minas | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Carvalho, Glayson Luiz de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-12-06T18:49:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-12-06T18:49:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-04-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | Carvalho, Glayson Luiz de.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/560587 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo construir em uma escola de Ensinos Fundamental e Médio um espaço caracterizado como Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) destinado a realização e observação de diversas práticas pedagógicas por meio da utilização de materiais didáticos manipuláveis. Inicialmente, visamos compreender o conceito de LEM e analisar todas as suas características e potencialidades enquanto recurso didático. Para isso, elaboramos um quadro teórico fundamentado em autores como Tahan (1962), Ewbank (1977), Rêgo e Rêgo (2006), Turrioni (2004), Lorenzato (2006), entre outros, para discutir as diversas concepções e perspectivas a respeito o LEM. Além disso, pesquisamos autores como Serrazina (1990), Fiorentini e Miorim (1990), Rêgo e Rêgo (2000) e documentos oficiais como PCN (1998) e PCN+ (2002) que discutem sobre a utilização de materiais didáticos e jogos no ensino de Matemática. Em seguida, foram realizadas visitas a dois LEMs de instituições superiores da cidade de Belo Horizonte, durante as quais foram realizadas entrevistas com os professores coordenadores e alunos monitores. Estas visitas revelaram a ausência de um sistema eficiente de catalogação e arquivamento do acervo de materiais didáticos destes laboratórios, o que motivou a elaboração de um Catálogo de Práticas Lúdicas para LEM apresentado como produto final desta pesquisa. Este catálogo é composto por vinte práticas divididas em atividades e jogos, separadas e organizadas de acordo com seus respectivos conteúdos matemáticos, e descritas por meio das chamadas Fichas de Práticas que contêm informações e instruções necessárias para confecção, utilização e aplicação de cada recurso didático. Algumas destas Fichas de Práticas foram utilizadas por alunos do Ensino Fundamental e Médio na construção de um espaço onde foi simulado o funcionamento de um LEM durante uma mostra de trabalhos em uma escola de educação básica de Belo Horizonte. A experiência desta simulação repercutiu, motivou e resultou na construção definitiva do LEM nesta escola que iniciou seu funcionamento com a utilização do Catálogo de Práticas Lúdicas e a participação efetiva dos alunos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,12Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Título: dc.title | LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA DE ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Pós-graduação em Ensino | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Carvalho, Glayson Luiz de.pdf | 1.15 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/560587/2/Carvalho, Glayson Luiz de.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons