Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | PUC Minas | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues, Fredy Coelho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-12-06T18:41:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-12-06T18:41:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-04-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | Rodrigues, Fredy Coelho.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/560586 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho se propôs a investigar as potencialidades do uso do Laboratório de Ensino/Educação Matemática na formação de professores, tomando como referência os dados coletados em uma instituição de ensino superior comprometida com a formação de professores. O primeiro passo no desenvolvimento desse trabalho consistiu na construção de um quadro teórico através do qual foi possível categorizar os vários tipos de laboratórios existentes na literatura em razão dos seus diferentes objetivos e propostas de utilização. Como etapa complementar a este processo, investigou-se, por meio de entrevistas e análise de documentos, a experiência de dois projetos de laboratório desenvolvidos nesta instituição no período de 2001 a 2009, com o objetivo de verificar o tipo de laboratório implementado em cada projeto, bem como as suas contribuições para a formação de professores. Além disso, procurou-se investigar, por meio de questionário, a concepção de laboratório dos professores do curso de Licenciatura em Matemática desta instituição em busca de contribuições capazes de potencializar o uso de um laboratório na formação de professores. O eferencial teórico permitiu analisar os dados dessa pesquisa de modo a apontar a existência de um tipo de laboratório (Agente de formação) que melhor contribuiu para a formação de professores. As contribuições identificadas na análise dos dados obtidos passaram a fazer parte de uma proposta de Laboratório (Agente de formação) para o Instituto Federal do Norte de Minas, Campus Salinas. A referida proposta constitui o produto final desta pesquisa, sendo apresentada por meio de um projeto no apêndice deste trabalho. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,05Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Título: dc.title | LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: descobrindo as potencialidades do seu uso em um curso de formação de professores | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Pós-graduação em Ensino | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Rodrigues, Fredy Coelho.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/560586/2/Rodrigues, Fredy Coelho.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons