LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: descobrindo as potencialidades do seu uso em um curso de formação de professores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPUC Minaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRodrigues, Fredy Coelho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-12-06T18:41:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-12-06T18:41:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-04-06-
identificador: dc.identifier.otherRodrigues, Fredy Coelho.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/560586-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho se propôs a investigar as potencialidades do uso do Laboratório de Ensino/Educação Matemática na formação de professores, tomando como referência os dados coletados em uma instituição de ensino superior comprometida com a formação de professores. O primeiro passo no desenvolvimento desse trabalho consistiu na construção de um quadro teórico através do qual foi possível categorizar os vários tipos de laboratórios existentes na literatura em razão dos seus diferentes objetivos e propostas de utilização. Como etapa complementar a este processo, investigou-se, por meio de entrevistas e análise de documentos, a experiência de dois projetos de laboratório desenvolvidos nesta instituição no período de 2001 a 2009, com o objetivo de verificar o tipo de laboratório implementado em cada projeto, bem como as suas contribuições para a formação de professores. Além disso, procurou-se investigar, por meio de questionário, a concepção de laboratório dos professores do curso de Licenciatura em Matemática desta instituição em busca de contribuições capazes de potencializar o uso de um laboratório na formação de professores. O eferencial teórico permitiu analisar os dados dessa pesquisa de modo a apontar a existência de um tipo de laboratório (Agente de formação) que melhor contribuiu para a formação de professores. As contribuições identificadas na análise dos dados obtidos passaram a fazer parte de uma proposta de Laboratório (Agente de formação) para o Instituto Federal do Norte de Minas, Campus Salinas. A referida proposta constitui o produto final desta pesquisa, sendo apresentada por meio de um projeto no apêndice deste trabalho.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,05Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Título: dc.titleLABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: descobrindo as potencialidades do seu uso em um curso de formação de professorespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePós-graduação em Ensinopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons