ESTRATÉGIAS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Oficinas e materiais paradidáticos para o ensino/aprendizagem de fitoplâncton

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPUC Minaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Larissa Duarte Araújo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-12-05T15:40:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-12-05T15:40:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-03-08-
identificador: dc.identifier.otherPereira, Larissa Duarte Araújo.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/560564-
Resumo: dc.description.abstractQuestões ambientais, no que se refere a qualidade da água e equilibro de ecossistemas aquáticos, são alvo de estudo e discussões em todo o mundo. Devido a água ser recurso indispensável a todos os tipos de vida existente em nosso planeta, os problemas ambientais de impacto a este recurso são preocupantes e, atualmente com os agravantes casos de eutrofização de rios, desequilíbrio ecológico e patologias associadas, busca-se conscientizar/mobilizar a população para que haja mudança de postura e maiores cuidados com nossos rios, lagos, reservatórios e oceanos. A Educação Ambiental é um recurso indispensável no processo de mobilização/conscientização da população. O presente trabalho consta da proposta de uso de oficinas educativas como ferramenta de trabalho na Educação Ambiental em escolas. Paralelo a proposta de oficinas, há o incentivo ao uso de cartilha e jogo paradidático como materiais auxiliares no processo de ensino aprendizagem da problemática ambiental relacionada à água e ao ecossistema que nela vive, destacando os organismos fitoplantônicos. O jogo aqui proposto trata-se de um jogo de tabuleiro e este, tal como uma cartilha foram preparados pela autora, testados e avaliados por alunos no primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Luzo Freitas de Araújo, localizada no município de Ouro Verde de Minas, Minas Gerais. A avaliação dos materiais preparados para este trabalho permite inferir que o uso do lúdico na Educação Ambiental é favorável ao processo de ensino/aprendizagem e auxilia na socialização de todo um grupo para que haja sensibilidade e mobilização de um todo para o bem comum ambiental.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,14Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Título: dc.titleESTRATÉGIAS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Oficinas e materiais paradidáticos para o ensino/aprendizagem de fitoplânctonpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePós-graduação em Ensinopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons