Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | PUC Minas | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Amâncio, Roselene Alves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-12-06T19:19:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-12-06T19:19:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-03-18 | - |
identificador: dc.identifier.other | Amâncio, Roselene Alves.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/560550 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa procurou investigar como se dá o desenvolvimento do pensamento geométrico em alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, de uma escola particular de Belo Horizonte. Baseamos nos trabalhos de Boyer (1974), Eves (1992) e Gazire (2000), para compreender como ocorreu o desenvolvimento histórico da Geometria. E também, nas teorias propostas por Tall e Vinner (1991), Tall (1988), Pais (1996) e Fischbein (1993),com a intenção de compreender o desenvolvimento do pensamento geométrico dos alunos. Elaboramos e aplicamos uma sequência de atividades utilizando diversos recursos, com o objetivo de possibilitar a construção ou ressignificação dos conceitos de polígonos, especialmente, dos quadriláteros. Os recortes, as dobraduras, o geoplano, o Geogebra, bem como o desenho geométrico, foram utilizados de forma que a utilização desses recursos estivesse associada a uma atividade intelectual que favoreceu o desenvolvimento do pensamento geométrico. A partir dos diálogos entre os colegas, por meio de discussões, refutações e complementações de ideias, os alunos se sentiram valorizados e atuantes, consequentemente, vivenciaram ricos momentos de atividade Matemática. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,30Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Título: dc.title | O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO: Trabalhando polígonos, especialmente quadriláteros | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Pós-graduação em Ensino | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Amâncio, Roselene Alves.pdf | 1,34 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/560550/2/Amâncio, Roselene Alves.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons