O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO: Trabalhando polígonos, especialmente quadriláteros

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPUC Minaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAmâncio, Roselene Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-12-06T19:19:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-12-06T19:19:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-03-18-
identificador: dc.identifier.otherAmâncio, Roselene Alves.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/560550-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa procurou investigar como se dá o desenvolvimento do pensamento geométrico em alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, de uma escola particular de Belo Horizonte. Baseamos nos trabalhos de Boyer (1974), Eves (1992) e Gazire (2000), para compreender como ocorreu o desenvolvimento histórico da Geometria. E também, nas teorias propostas por Tall e Vinner (1991), Tall (1988), Pais (1996) e Fischbein (1993),com a intenção de compreender o desenvolvimento do pensamento geométrico dos alunos. Elaboramos e aplicamos uma sequência de atividades utilizando diversos recursos, com o objetivo de possibilitar a construção ou ressignificação dos conceitos de polígonos, especialmente, dos quadriláteros. Os recortes, as dobraduras, o geoplano, o Geogebra, bem como o desenho geométrico, foram utilizados de forma que a utilização desses recursos estivesse associada a uma atividade intelectual que favoreceu o desenvolvimento do pensamento geométrico. A partir dos diálogos entre os colegas, por meio de discussões, refutações e complementações de ideias, os alunos se sentiram valorizados e atuantes, consequentemente, vivenciaram ricos momentos de atividade Matemática.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,30Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Título: dc.titleO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO: Trabalhando polígonos, especialmente quadriláterospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePós-graduação em Ensinopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons