Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | PUC Minas | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Dulcinéa Lopes de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-12-05T15:47:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-12-05T15:47:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-03-19 | - |
identificador: dc.identifier.other | Oliveira, Dulcinéa Lopes de.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/560545 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Uma das consequências drásticas do mundo atual, movido pelo capitalismo, é a fragmentação do ser humano. Precisamos de uma educação inovadora no ensino de Ciências, buscando novos olhares educacionais e ferramentas transformadoras da sociedade, possibilitando uma aprendizagem prazerosa que cultive os sentimentos de solidariedade, amizade, confiança, humildade e amor contribuindo para formação de seres socialmente competentes. Entretanto, a insistência de se manter um ensino tradicional ainda é muito forte na educação atual propiciando um grande distanciamento entre o ensino de Ciências nas escolas e a apropriação do conhecimento científico necessário para a formação de um cidadão crítico e participativo. A presente pesquisa aborda os saberes envolvidos na produção de pães caseiros, envolvendo os aspectos físicos, químicos, biológicos e ainda históricos, culturais e sociais. Para tal foi proposta uma modalidade de trabalho educativo voluntário, uma oficina de panificação, a partir do referencial de Paulo Freire baseado nas relações de diálogo entre gerações com valorização daqueles que detém o saber popular. Com a elaboração e realização da oficina de pães caseiros objetivou-se contribuir para a reflexão e possíveis mudanças no ensino de Ciências visando um saber mais compromissado com a ética, o desenvolvimento humano e a cidadania, bem como viabilizar ações que contribuam para ascensão socioeconômica de famílias com baixa renda.A parte empírica desta pesquisa de caráter qualitativo incluiu técnicas de observação participante,entrevistas e questionário, envolvendo um grupo de senhoras e jovens alunos da Obra Social São José Operário, situada em Belo Horizonte. Constatou-se que as senhoras que participaram da oficina de pães apresentaram grande interesse e alegria na realização de pães caseiros de baixo custo almejando o início do seu próprio negócio, para a melhoria da renda familiar. Os jovens alunos demonstraram dificuldades para interpretar e explicar os “saberes populares” das senhoras, uma vez que deixaram de dialogar com os mais velhos e, portanto não compreendem suas experiências e vivências.Porém, há um entendimento por parte desses jovens, da existência de uma aproximação entre “saberes populares” e escolares e da importância da valorização da sabedoria dos mais velhos numa aprendizagem de Ciências mais contextualizada. Verificou-se a promoção da alfabetização científica, facilitando a exploração dos conteúdos interdisciplinares e a importância do papel da Ciência na culinária e na sociedade, deixando claro que a educação “ dialógica” de Paulo Freire pode transformar a escola num ambiente de aprendizagem mútua. Como produto foi elaborada uma cartilha propondo um olhar diferente para o ensino de Ciências no intuito que o educador descubra a importância dos pré-requisitos para uma prática educativa mais humana, formadora de cidadãos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,67 Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Título: dc.title | OFICINA DE PANIFICAÇÃO: cidadania, ascensão socioeconômica, conhecimento científico e diálogo entre gerações | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Pós-graduação em Ensino | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Oliveira, Dulcinéa Lopes de.pdf | 2,74 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/560545/2/Oliveira, Dulcinéa Lopes de.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons